Topo

Twitter faz alerta em nova mensagem de Trump sobre apuração de votos

Conta de Donald Trump no Twitter - Reprodução
Conta de Donald Trump no Twitter Imagem: Reprodução

05/11/2020 18h36

Washington, 5 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, candidato a reeleição, voltou a usar hoje o Twitter para fazer acusações sobre o processo eleitoral americano, que foram alvo de advertência da plataforma para os usuários.

"Qualquer voto que tenha chegado após o dia da eleição não será contado", escreveu o chefe de governo, sem dar qualquer evidência que sustentasse a afirmação.

Instantes depois da publicação, que aconteceu às 12h09 (de Brasília), o Twitter voltou a colocar uma advertência na mensagem, que só pode ser vista depois que os usuários visualizam o texto apresentado pela plataforma.

"Alguns ou todos os conteúdos compartilhados neste Tweet são contestáveis e podem ter informações incorretas sobre como participar de uma eleição ou de outro processo cívico", consta no alerta.

Além disso, o próprio Twitter explicou que alguns votos ainda podem precisar de ser contados, em referência, principalmente, aos enviados pelo correio, que muitos estados americanos ainda contabilizam e são alvo de críticas de Trump.

Um pouco antes da mensagem considerada "contestável" pela plataforma, o presidente dos Estados Unidos bradou contra o processo de apuração, em que aparece, segundo as projeções, atrás do candidato democrata, Joe Biden.

"Parem a contagem", escreveu o chefe de governo.

A postagem foi feita enquanto todos os olhares estão sobre a apuração nos estados de Nevada, Pensilvânia, Carolina do Norte, Geórgia e Arizona, alguns, com pequena margem de vantagem entre os candidatos.

Um pouco antes da manifestação de Trump cobrando que a apuração fosse interrompida, Biden também utilizou o Twitter para falar o oposto.

"Cada voto deve ser contado", garantiu o candidato do Partido Democrata.

De acordo com as projeções de momento, Biden já conquistou 264 delegados no Colégio Eleitoral, dos 270 necessários para conseguir a vitória. Enquanto isso, Trump tem 214, embora lidere na maioria dos estados ainda em processo de apuração.