Conteúdo publicado há 2 meses

Idade do presidente do país importa? EUA debatem tema diante de eleições

Ao final do próximo mandato presidencial nos Estados Unidos, Joe Biden terá 86 anos. Donald Trump, 82. Os dois são os principais pré-candidatos nas eleições de novembro deste ano. Nesta semana, a publicação de um relatório que apontou Biden como um idoso de "memória ruim" despertou discussões sobre a idade do próximo presidente.

O que aconteceu

"Um idoso bem-intencionado e com memória ruim". Foi assim que Biden foi descrito em um relatório oficial divulgado esta semana. O documento foi produzido no âmbito de uma investigação sobre a forma que Biden lidava com documentos secretos do governo, encontrados em sua casa e em um escritório particular em 2022 e 2023.

A frase abriu o debate nos Estados Unidos sobre a idade do próximo presidente do país. Em novembro, o país terá eleições.

Pré-candidato à reeleição, Biden tem 81 anos e já é o presidente mais velho da história do país. Ele fará aniversário antes das eleições.

Donald Trump tem 77 anos, só três anos e meio mais novo que Biden. Trump é pré-candidato pelo Partido Republicano. Se for eleito e terminar o mandato, deve bater o recorde de Biden e se tornar o mais velho presidente dos Estados Unidos, por uma diferença de poucos meses — Trump concluiria o governo com 82 anos e 7 meses, enquanto Biden deve terminar o mandato atual com 82 anos e 2 meses.

Mas pesquisas de opinião sugerem que o tema da idade afeta mais a campanha de Biden que a de Trump. Enquanto Trump pinta o cabelo e faz bronzeamento artificial, Biden tem aparência mais frágil aos olhos do público.

Tanto Biden como Trump se embaralharam em falas públicas recentemente. Biden se referiu a líderes europeus que já morreram e confundiu o presidente do Egito com o do México. Já Trump disse que derrotou Obama — na verdade, ele venceu Hillary Clinton — e confundiu sua principal concorrente republicana com uma ex-líder do legislativo.

Os dois pré-candidatos dizem que estão com boa saúde e aptos para o cargo.

Neste sábado, a idade do próximo presidente foi tema da principal notícia do New York Times, maior jornal americano. "Com quantos anos é estar muito velho para ser presidente? Um relatório do advogado especial levanta novamente uma questão incômoda", diz o título da reportagem.

Continua após a publicidade

O New York Times também publicou um editorial sobre o tema. O texto diz que este é um momento difícil para a campanha de Biden

O dilema para o país seria o que fazer se um presidente cometesse um deslize mental ou físico que afetasse a sua capacidade de governar, mas não o admitisse ou se afastasse voluntariamente.
The New York Times, na principal reportagem da edição de 10 de fevereiro

Nas questões mais importantes -- de integridade, histórico de realizações e caráter necessário para estar apto para a presidência -- não há comparação entre eles [Biden e Trump]. (...) Mas Biden precisa fazer mais para mostrar ao público que é plenamente capaz de ocupar o cargo até os 86 anos.
The New York Times, em editorial da edição de 10 de fevereiro

Deixe seu comentário

Só para assinantes