Biden diz que 'liberdade e democracia estão sob ataque' nos EUA e no mundo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou, durante seu discurso sobre o estado da União nesta quinta-feira (7), que os valores democráticos estão ameaçados nos Estados Unidos e no exterior.

O que aconteceu

"Desde o presidente Lincoln e a Guerra Civil, nunca nossa liberdade e democracia foram atacadas como estão hoje", disse ao Congresso. "O que torna nosso momento raro é que a liberdade e a democracia estão sob ataque tanto em casa quanto no exterior".

Biden também prometeu que não se "curvará" diante do líder russo Vladimir Putin e criticou seu rival Donald Trump. "Meu antecessor, um ex-presidente republicano: diz a Putin: 'Faça o que quiser'", acusou Biden ao afirmar "eu não me curvarei".

Putin está "invadindo a Ucrânia e semeando o caos por toda a Europa e além". Biden atacou seu antecessor e provável rival republicano nas eleições de novembro, instando o Congresso dividido a aprovar ajuda militar para a Ucrânia.

Se alguém nesta sala pensa que Putin vai parar na Ucrânia, eu garanto que não vai.
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

Guerra Fria é lembrada por Biden. "Não faz muito tempo que um presidente republicano chamado Ronald Reagan gritou: 'Sr. Gorbachev, derrube este muro'", disse Biden, invocando o famoso discurso de Berlim de 1987.

Biden recebeu na galeria o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, horas depois de o país nórdico ter formalmente ingressado na Otan, a aliança ocidental menosprezada por Trump por considerá-la um fardo econômico injusto para os Estados Unidos.

"Não demonizarei os imigrantes dizendo que estão 'envenenando o sangue de nosso país"', afirmou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante seu discurso sobre o estado da União, o qual usou para criticar a retórica anti-imigrante de Donald Trump.

Joe Biden faz apelo aos republicanos para aprovação de projeto de lei. O democrata pediu à Câmara dos Representantes, controlada pela oposição, que aprove um projeto de lei bipartidário que permite restringir o fluxo de imigrantes na fronteira com o México, favorece as expulsões aceleradas e endurece o padrão das chamadas entrevistas de medo crível para solicitar asilo.

Continua após a publicidade

'Cessar-fogo imediato' em Gaza

Presidente dos EUA pede por trégua na guerra e mais ajuda humanitária. Biden reiterou perante o Congresso dos Estados Unidos seu apelo por um "cessar-fogo imediato" de seis semanas na Faixa de Gaza e pediu a Israel que permita a entrada de mais ajuda humanitária no território palestino.

"Aos líderes de Israel, digo isso: a assistência humanitária não pode ser uma consideração secundária nem uma moeda de troca. Proteger e salvar vidas inocentes deve ser uma prioridade", declarou.

Com AFP.

Deixe seu comentário

Só para assinantes