Topo

Esse conteúdo é antigo

De olho em Estados-chave, Trump e Biden visitam Pensilvânia e Flórida

O primeiro debate presidencial entre Trump e Biden foi marcado por troca de acusações e bate-boca - Jim Watson/Saul Loeb/Montagem/AFP
O primeiro debate presidencial entre Trump e Biden foi marcado por troca de acusações e bate-boca Imagem: Jim Watson/Saul Loeb/Montagem/AFP

13/10/2020 11h15

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viajará hoje à Pensilvânia para seu segundo comício de campanha desde que teve covid-19, e o rival democrata Joe Biden está seguindo para a Flórida agora que a batalha pela Casa Branca se concentra em dois dos maiores Estados-chave.

Trump voltou a fazer campanha pela primeira vez desde que revelou que tinha coronavírus na noite de ontem na Flórida. Ele atirou máscaras aos apoiadores, mas não usou uma enquanto falou sobre sua recuperação.

"Já passei por isso. Dizem que sou imune. Sinto-me muito poderoso", disse ele aos espectadores que se comprimiam ombro a ombro, a maioria sem usar máscaras. "Beijarei todos nessa plateia, beijarei os rapazes e as mulheres bonitas, eu lhes darei um beijão."

O comício ocorreu horas depois de a Casa Branca dizer que Trump teve exames negativos de covid-19 em dias consecutivos e que não está infeccioso.

Foram os primeiros exames negativos anunciados pela Casa Branca desde que Trump disse, no dia 2 de outubro, que havia contraído o vírus. Em um memorando, o médico Sean Conley não disse quando os exames foram realizados.

Biden tem criticado a maneira como Trump lida com a pandemia. Trump trabalha furiosamente há meses para desviar a atenção pública do coronavírus, que já infectou mais de 7,8 milhões de pessoas no país, matou mais de 214 mil e tirou o emprego de milhões.

Mas a doença de Trump direcionou o foco da reta final da campanha totalmente em sua reação ao coronavírus, e pesquisas de opinião mostram Trump perdendo mais terreno para Biden à medida que os dois postulantes à Casa Branca se aproximam da eleição de 3 de novembro.