Topo

Khamenei diz que vencedor de eleição dos EUA não mudará política do Irã

Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, em Teerã, disse que relação com os EUA não muda independente do resultado da eleição -
Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, em Teerã, disse que relação com os EUA não muda independente do resultado da eleição

03/11/2020 09h48

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse resta terça-feira que o resultado da eleição presidencial dos Estados Unidos não impactará a política de Teerã para Washington.

"Nossa política para os Estados Unidos foi estabelecida com clareza e não muda com o movimento de indivíduos. Não importa quem chega e quem parte", disse Khamenei em um discurso transmitido pela televisão estatal.

Ele falava no aniversário da captura da embaixada dos EUA em Teerã em 1979, que coincidiu com o aniversário do profeta islâmico Maomé.

O candidato democrata, Joe Biden, prometeu reintegrar os EUA ao acordo nuclear firmado em 2015 entre Teerã e seis potências mundiais se o Irã voltar a cumpri-lo.

Em 2018, o presidente norte-americano, Donald Trump, abandonou o acordo, graças ao qual sanções financeiras internacionais ao Irã foram suspensas em troca de limites ao seu programa nuclear. O Irã reagiu à desfiliação de Washington diminuindo seus compromissos.

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Javad Zarif, disse à rede norte-americana CBS na segunda-feira que quer que os EUA voltem ao acordo, mas que "reengajamento não significa renegociação" porque "se quiséssemos fazer isso (renegociar), nós o teríamos feito com o presidente Trump quatro anos atrás".

Zarif disse à CBS que "os comentários da equipe de Biden foram promissores, mas teremos que esperar para ver". Trump disse que quer firmar um pacto mais abrangente que também aborde o programa de mísseis e as atividade regionais do Irã.