Topo

Esse conteúdo é antigo

Arqueólogos descobrem touro de bronze de 2.500 anos na antiga Olímpia

Touro de bronze de 2.500 anos encontrado em sítio arqueológico próximo a Olímpia, na Grécia - Ministério da Cultura da Grécia/Handout via Reuters
Touro de bronze de 2.500 anos encontrado em sítio arqueológico próximo a Olímpia, na Grécia Imagem: Ministério da Cultura da Grécia/Handout via Reuters

19/03/2021 15h20Atualizada em 19/03/2021 15h20

Arqueólogos gregos descobriram por acaso um ídolo de touro de bronze de mais de 2.500 anos no sítio arqueológico de Olímpia, informou o Ministério da Cultura nesta sexta-feira.

Um arqueólogo observador se deparou com a mini estátua quando realizava trabalhos no local, um dos santuários mais reverenciados da Grécia Antiga, disse o ministério em um comunicado.

Com um dos chifres saindo da terra depois de chuvas pesadas, a estatueta foi encontrada intacta perto do templo do antigo deus grego Zeus em Olímpia, o berço dos antigos Jogos Olímpicos.

Ela foi transferida a um laboratório para ser preservada.

Arqueólogos acreditam que ela foi parte de milhares de presentes oferecidos a Zeus no período de 1.050 a 700 a.C. Touros e cavalos desempenhavam um papel importante na vida dos gregos antigos, e por isso eram dedicados aos deuses com frequência.