Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Zelensky pede que Suíça tome medidas contra oligarcas russos

Em um discurso de áudio para milhares de pessoas que participaram de um protesto anti-guerra em Berna, Zelensky agradeceu à Suíça por seu apoio - Reprodução/Telegram
Em um discurso de áudio para milhares de pessoas que participaram de um protesto anti-guerra em Berna, Zelensky agradeceu à Suíça por seu apoio Imagem: Reprodução/Telegram

Arnd Wiegmann

19/03/2022 15h08

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, instou a Suíça neste sábado a tomar medidas contra os oligarcas russos que, segundo ele, estão ajudando a travar uma guerra contra seu país a partir da segurança de "belas cidades suíças".

Em um discurso de áudio para milhares de pessoas que participaram de um protesto anti-guerra em Berna, Zelensky agradeceu à Suíça por seu apoio desde que a Rússia lançou sua invasão da Ucrânia, mas também deu um recado claro ao setor financeiro suíço.

"Seus bancos estão onde está o dinheiro das pessoas que desencadearam esta guerra. Isso é doloroso. Isso também é uma luta contra o mal, que suas contas sejam congeladas. Isso também seria uma luta, e vocês podem fazer isso", disse ele, por meio de um tradutor.

"Os ucranianos sentem quando as cidades são destruídas. Elas estão sendo destruídas por ordem de pessoas que vivem na Europa, em belas cidades suíças, que desfrutam de propriedades em suas cidades. Seria realmente bom tirar-lhes esse privilégio."

Zelensky também criticou as empresas sediadas na Suíça que continuam operando na Rússia, destacando o grupo de alimentos Nestlé e acusando-o de não cumprir seu slogan "Boa comida, boa vida".

Solicitado a comentar as observações de Zelensky, um porta-voz da Nestlé disse que a empresa cumpre integralmente todas as sanções e reduziu suas operações na Rússia, incluindo a interrupção de todas as importações e exportações de alimentos não essenciais.