Hackers e falta de luz fazem país ter novo 'apagão de dados' de covid-19
Por Alex Tajra e Carolina Marins
Passado, presente
A poucos dias da eleição, Amapá, Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro são alguns dos estados que têm apresentado dificuldade para fornecer os dados da covid-19
Andre Porto/UOL
Apagão
Em junho, site oficial foi tirado do ar para "manutenção". Um dia depois, voltou sem o número total de mortos. O governo cedeu a críticas (também internacionais) e voltou a publicá-los
O apagão fez com que diversos veículos de imprensa, incluindo o UOL, firmassem parceria para que os dados sejam sempre checados e publicados
Michael Dantas/AFP
Sem luz
Agora, a situação também envolve o ministério, mas há casos específicos dos estados. No Amapá, um apagão na energia elétrica faz com que o estado não divulgue os números de casos e mortes da covid-19 desde o dia 4 de novembro.
Desde o dia 6 de novembro não há atualizações nos dados. Estado alega que os problemas estão nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde.
ANTONIO MOLINA/ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O estado de São Paulo informou hoje que não tem previsão de retorno dos dados. Enquanto Rio de Janeiro conseguiu atualizar apenas os números de casos, sem mortos. Minas Gerais também não pôde informar dados por problemas na plataforma.
Hackers atacaram servidores do STJ e invadiram sistemas do Ministério da Saúde na semana passada. Polícia Federal investiga se ataques estão relacionados.
Além de São Paulo e Amapá, Amazonas, Santa Catarina, Roraima, Paraná e o Distrito Federal deixaram de informar os dados sobre casos e mortes em dias específicos da última semana.