A disputa é nos detalhes

Escolas de SP ostentam com cores, brilhos e gigantismo e levam luxo ao Anhembi na segunda noite de desfiles

Renata Nogueira* Do UOL, em São Paulo Werther Santana/Estadão Conteúdo

Uma rainha que "vira" dragão, lhamas gigantes e o voo panorâmico de um condor. As cores do Festival de Parintins na Mocidade Alegre e as da Armênia na Rosas de Ouro. Tudo isso pode ser visto em uma só noite no Sambódromo do Anhembi na segunda parte do desfile do grupo especial de SP.

O esmero nos detalhes de fantasias e alegorias saltou aos olhos do público que assistiu às sete últimas escolas de samba que disputam o título do Carnaval de 2019.

O forte viés político visto na primeira noite de desfiles não ficou de lado - muito bem representado na segunda noite pela Vai-Vai exaltando Marielle Franco e Águia de Ouro pedindo o fim da corrupção. Mas depois que as 14 agremiações passaram pela avenida são os detalhes que devem definir a campeã deste ano.

Rainhas e musas deslumbrantes

  • Erika Januza

    A atriz mineira estreou no Carnaval de São Paulo em grande estilo. Musa da Vai-Vai, ela desfilou com um figurino luxuoso que levava zircônia, cristais e cinco nuances de cores diferentes. "A fantasia representa Iemanjá, citada no enredo inclusive, que protegia a alma dos escravos que eram lançados ao mar. Fico muito honrada [...] É como se Iemanjá recebesse essas almas"

    Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL
    Leia mais
  • Ellen Rocche

    Honrando o povo armênio, a rainha da Rosas de Ouro desfilou com uma fantasia dourada representando uma águia. O traje ainda trazia grandes asas laranjas e penas no topo da roupa. "A fantasia está muito bonita, delicada e tem bastante riqueza. Gosto de vestir a fantasia. Sou uma rainha que visto o enredo da escola e gosto de representar. Também não recusaria vir muito pelada, quem sabe no dia em que eu me aposentar"

    Imagem: Simon Plestenjak/UOL
    Leia mais
  • Ana Beatriz Godoi

    O traje da musa da Unidos de Vila Maria foi luxuoso e pesado, com mais de 40 mil cristais. Ela teve de repensar a fantasia e substituiu cinco mil penas de faisão por cristais e espelhos depois de ser ameaçada de morte por seguidores de Luisa Mell. O figurino representava o Condor, divindade peruana, já que o samba-enredo da escola neste ano foi "Nas asas do grande pássaro, o voo da Vila Maria ao Império do Sol"

    Imagem: Simon Plestenjak/UOL
    Leia mais
  • Sabrina Sato

    Em seu primeiro Carnaval como mãe, a apresentadora estreou elegante como rainha de bateria da Gaviões da Fiel em um traje cheio de transparências, pedrarias e penas rosas. A cabeça e os ombros apresentaram peças pontudas de acrílico que a deixaram a roupa ainda mais imponente. "Eu achei linda, representa muito bem o Oriente". O único "defeito" da roupa, segundo Sabrina, foi a dificuldade para tirar o leite para Zoe

    Imagem: Simon Plestenjak/UOL
    Leia mais
Ricardo Matsukawa/UOL Ricardo Matsukawa/UOL

De Parintins pro Anhembi

Com o enredo "Ayakamaé - As Águas Sagradas do Sol e da Lua", a Mocidade Alegre impressionou ao explorar uma lenda dos povos da Amazônia. A carnavalesca Neide Lopes, que integra a comissão da escola e já trabalhou no tradicional Festival de Parintins, do Amazonas fez toda a diferença. O espírito do folclore e da festa amazônica se fez presente em cada detalhe.

O coreógrafo Jean Alex encantou logo no começo representando as forças da natureza teatralizando em cima de fantasias multicoloridas na comissão de frente. Os detalhes das vestimentas e o preciosismo da produção, com forte uso de maquiagem e lentes de contato, encantaram. Isso sem falar das lindas fantasias folclóricas. Terceira maior campeã do Grupo Especial, a escola tem tudo para conquistar seu 11º título.

Ler mais
Erik Teixeira/Raw Image/Estadão Conteúdo Erik Teixeira/Raw Image/Estadão Conteúdo

Nas asas do dragão

Vestindo uma bela fantasia de motivos dourados, a rainha de bateria da Dragões da Real Simone Sampaio manteve o passo usando uma coroa e asas do dragão da escola como adereço. O detalhe: elas eram retráteis, abrindo e fechando a seu controle em momentos estratégicos, geralmente para se mostrar aos jurados.

O suntuoso carro alegórico "Tempos Modernos e o Homem Escravizado" entrou na avenida para mostrar que nos transformamos em zumbis da rotina. Mas o que mais impressionou foi a estrutura da alegoria, com quatro andares e uma cabeça no topo. Quase não conseguiu passar pelo portal que marca o início do desfile no Anhembi.
 

Ler mais
Erik Teixeira/Raw Image/Estadão Conteúdo Erik Teixeira/Raw Image/Estadão Conteúdo

Muito além do preto e branco

A Gaviões da Fiel fez uma reedição mais divertida e colorida do enredo de 1994, "A saliva do santo e o veneno da serpente", não se limitando às suas cores clássicas. Última a entrar no Anhembi, já no amanhecer, a agremiação explorou tonalidades e efeitos de luz inspirados no Oriente.

Muitas plumas, penas, asas e ornamentos especiais na região da cabeça também foram vistos durante o desfile da escola de samba, que soube aproveitar o tema mais amplo do samba-enredo. Como já é de praxe, a escola ainda teve uma força extra da torcida organizada nas arquibancadas agitando as bandeirinhas, deixando tudo mais bonito.

Ler mais
Ricardo Matsukawa/UOL Ricardo Matsukawa/UOL

Voa, Vila Maria

O abre-alas da Unidos de Vila Maria mostrou o voo panorâmico do condor peruano, representando muito bem o samba-enredo "Nas asas do grande pássaro, o voo da Vila Maria ao Império do Sol". As lhamas, animais típicos do Peru, também surgiram no Carnaval paulista -- e em tamanho gigantesco.

Os carros alegóricos e detalhes de cada composição saltaram aos olhos. Duas camponesas de 10 metros de alturas foram feitas com precisão para reproduzir a identidade, as cores usadas nas vestes e a gastronomia do país homenageado.

Ler mais

Veja os melhores momentos da segunda noite de desfiles em São Paulo

Veja também:

William Volcov /Brazil Photo Press

Política dá o tom da primeira noite de desfiles de Carnaval em São Paulo e no Rio

Ler mais
Iwi Onodera/UOL

Nove musas fotografadas pelo UOL levarão para a avenida samba no pé, beleza e empoderamento

Ler mais
Daniel Lisboa/UOL

Investigamos o mistério das fantasias descartadas ao final dos desfiles no Anhembi

Ler mais
Nelson Antoine/UOL

Mulheres estão com menos medo neste Carnaval, avaliam foliãs em festa de São Paulo

Ler mais
Topo