Unidos de Vila Maria homenageia o Peru com lhamas e "voo panorâmico"
A Unidos de Vila Maria desfilou hoje no Sambódromo do Anhembi para homenagear a nação peruana com suas belezas, crenças e culinária típica do país sul-americano no samba-enredo "Nas asas do grande pássaro, o Voo da Vila ao império do Sol".
O abre-alas especial mostrou o voo panorâmico do condor peruano tendo ainda uma comissão de frente representando a ave símbolo da liberdade. O desfile completo foi encerrado na risca, com 65 minutos de duração.
Madrinha da escola, Ana Beatriz Godoi, que sairia fantasiada como o icônico animal, desistiu de usar penas no desfile após ser criticada pela ativista Luísa Mell. Ainda assim, o novo traje da musa usado pela musa é luxuoso e pesado, contando com mais de 40 mil cristais.
A Unidos de Vila Maria foi a penúltima agremiação a desfilar pelo Anhembi no segundo dia do Carnaval. A responsável por fechar os trabalhos na avenida é a Gaviões da Fiel.
Viajando pelo Peru
A Unidos de Vila Maria trouxe um pouco da cultura peruana para o Brasil e transformou o Anhembi em um tapete colorido. Se os carros alegóricos mostravam o dourado em referência ao sol, os integrantes passaram do azul escuro ao vermelho e o verde, basicamente um apanhado da natureza da região, com direito ainda a gorros importados do Peru. As lhamas, animais típicos do país, também surgiram no Carnaval -- e em tamanho gigantesco. Carnavalescos estavam montados em cima das construções e eram responsáveis por mexer os bichanos -- claro que sem perder o gingado.
Samba-enredo
A composição de Aquiles da Vila, Rapha Sp, Marcus Boldrini, Salgado Luz e Leandro Flecha acertou o tom ao focar no sentido de "voar", o que combina com o clima do Carnaval. A repetição da palavra praticamente deu asas para a Unidos de Vila Maria conseguir passear pelo Anhembi "nos braços do condor" e ser levado pela festa em São Paulo.
Comissão de frente
Chamada de "Guardiões de Inti - O Fogo Sagrado", a Comissão de Frente da escola retratou a importância do condor, um dos grandes símbolos da fauna peruana. Com uma calça reproduzindo as penas da ave, os carnavalescos ainda ostentavam pequenas asas. A coreografia serviu para apresentar um grande carro alegórico com asas negras na lateral e um belo condor ao centro mexendo a cabeça da esquerda para a direita, como se estivesse alçando um imponente voo panorâmico.
Grandes construções
A agremiação caprichou nos carros alegóricos e detalhes de cada composição saltaram aos olhos. Duas camponesas de 10 metros de altura foram feitas com precisão para reproduzir a identidade, as cores usadas nas vestes e a gastronomia. No carro seguinte, a religião esteve presente, com um altar formado por uma cruz. Entre os dois carros, quatro alas de cores vibrantes e diferentes contrastaram no Anhembi.
Confira a letra do samba-enredo
"Nas Asas do Grande Pássaro o Voo da Vila Maria ao Império do Sol"
Me leva, ó, vento, me leva!
A Vila vai viajar,
Nas asas do condor, ao som da poesia:
Voar...voar...voar...
Um sopro além da história,
A brisa a bailar
Reviram os grãos da nossa memória.
A energia de um lindo lugar:
Império do sol, no alto dos Andes,
Onde o pranto do céu formou a nascente.
Fonte da vida, das águas, emana!
Viva a Nação Peruana!
Ó, luz, que banha todo esse chão!
Esse povo de pele morena
Tem o seu valor!
Pode acreditar!
Seu tempero eu quero provar!
A fé em suas divindades,
Os templos e as orações!
Sagradas crenças sejam louvadas
Em seus andores e procissões.
Seu ritmo ardente tem essência:
É cultura, "famosa cadência"!
Abre as asas sobre nós!
Duas nações, o mesmo ninho,
O eldorado, uma só voz!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.