PUBLICIDADE
Topo

Unidos de Vila Maria homenageia o Peru com lhamas e "voo panorâmico"

Desfile da Unidos de Vila Maria - Simon Plestenjak/UOL
Desfile da Unidos de Vila Maria Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Do UOL, em São Paulo

03/03/2019 04h52

A Unidos de Vila Maria desfilou hoje no Sambódromo do Anhembi para homenagear a nação peruana com suas belezas, crenças e culinária típica do país sul-americano no samba-enredo "Nas asas do grande pássaro, o Voo da Vila ao império do Sol". 

O abre-alas especial mostrou o voo panorâmico do condor peruano tendo ainda uma comissão de frente representando a ave símbolo da liberdade. O desfile completo foi encerrado na risca, com 65 minutos de duração.

Madrinha da escola, Ana Beatriz Godoi, que sairia fantasiada como o icônico animal, desistiu de usar penas no desfile após ser criticada pela ativista Luísa Mell. Ainda assim, o novo traje da musa usado pela musa é luxuoso e pesado, contando com mais de 40 mil cristais. 

A Unidos de Vila Maria foi a penúltima agremiação a desfilar pelo Anhembi no segundo dia do Carnaval. A responsável por fechar os trabalhos na avenida é a Gaviões da Fiel. 

Viajando pelo Peru

A Unidos de Vila Maria trouxe um pouco da cultura peruana para o Brasil e transformou o Anhembi em um tapete colorido. Se os carros alegóricos mostravam o dourado em referência ao sol, os integrantes passaram do azul escuro ao vermelho e o verde, basicamente um apanhado da natureza da região, com direito ainda a gorros importados do Peru. As lhamas, animais típicos do país, também surgiram no Carnaval -- e em tamanho gigantesco. Carnavalescos estavam montados em cima das construções e eram responsáveis por mexer os bichanos -- claro que sem perder o gingado. 

Samba-enredo

A composição de Aquiles da Vila, Rapha Sp, Marcus Boldrini, Salgado Luz e Leandro Flecha acertou o tom ao focar no sentido de "voar", o que combina com o clima do Carnaval. A repetição da palavra praticamente deu asas para a Unidos de Vila Maria conseguir passear pelo Anhembi "nos braços do condor" e ser levado pela festa em São Paulo.

Comissão de frente

Chamada de "Guardiões de Inti - O Fogo Sagrado", a Comissão de Frente da escola retratou a importância do condor, um dos grandes símbolos da fauna peruana. Com uma calça reproduzindo as penas da ave, os carnavalescos ainda ostentavam pequenas asas. A coreografia serviu para apresentar um grande carro alegórico com asas negras na lateral e um belo condor ao centro mexendo a cabeça da esquerda para a direita, como se estivesse alçando um imponente voo panorâmico.

Grandes construções

A agremiação caprichou nos carros alegóricos e detalhes de cada composição saltaram aos olhos. Duas camponesas de 10 metros de altura foram feitas com precisão para reproduzir a identidade, as cores usadas nas vestes e a gastronomia. No carro seguinte, a religião esteve presente, com um altar formado por uma cruz. Entre os dois carros, quatro alas de cores vibrantes e diferentes contrastaram no Anhembi.

Desfile da Unidos de Vila Maria - Simon Plestenjak/UOL - Simon Plestenjak/UOL
Desfile da Unidos de Vila Maria
Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Confira a letra do samba-enredo 

"Nas Asas do Grande Pássaro o Voo da Vila Maria ao Império do Sol"

Me leva, ó, vento, me leva!

A Vila vai viajar,

Nas asas do condor, ao som da poesia:

Voar...voar...voar...

Um sopro além da história,

A brisa a bailar

Reviram os grãos da nossa memória.

A energia de um lindo lugar:

Império do sol, no alto dos Andes,

Onde o pranto do céu formou a nascente.

Fonte da vida, das águas, emana!

Viva a Nação Peruana!

Ó, luz, que banha todo esse chão!

Esse povo de pele morena

Tem o seu valor!

Pode acreditar!

Seu tempero eu quero provar!

A fé em suas divindades,

Os templos e as orações!

Sagradas crenças sejam louvadas

Em seus andores e procissões.

Seu ritmo ardente tem essência:

É cultura, "famosa cadência"!

Abre as asas sobre nós!

Duas nações, o mesmo ninho,

O eldorado, uma só voz!

Qual foi a melhor escola da segunda noite de desfiles em São Paulo?

Resultado parcial

Total de 22680 votos
4,78%
Ricardo Matsukawa/UOL
18,40%
Ricardo Matsukawa/UOL
8,15%
Mariana Pekin/UOL
4,82%
Simon Plestenjak/UOL
4,08%
Ricardo Matsukawa/UOL
3,44%
Ricardo Matsukawa/UOL
56,33%
Simon Plestenjak/UOL
Total de 22680 votos

Valide seu voto

São Paulo