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- link: http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/bbc/2012/06/19/percurso-ate-local-da-rio20-revela-problemas-ambientais-do-rio.htm
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- Meio ambiente [11359]; Rio+20 [55473];
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- O Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão) fica na Ilha do Governador, na zona norte do Rio, a 17km do Centro e a 35km do Riocentro, onde ocorre a Rio+20. No trajeto até o Riocentro, tem-se um panorama dos principais problemas ambientais que afetam a cidade. O aeroporto é ligado a diferentes partes da cidade pelas linhas Vermelha e Amarela. A primeira foi inaugurada às vésperas da Rio-92 para transportar os chefes de estad Angelo Antonio Duarte Mais
- O passageiro que chega ao Galeão não tem transporte público para chegar à cidade e precisa recorrer a táxis ou a ônibus operados por uma empresa particular. Como parte do pleito olímpico para 2016, o Rio está construindo um novo sistema de transporte público, o Bus Rapid Transit (BRT), uma rede de ônibus em corredores expressos. Haverá uma ligação do aeroporto com a Barra, mas não com a zona sul do Rio, onde ficam os bairros mais turísticos da cidade. O transporte rodoviário, mais poluente que modelos sobre trilhos, continuará sendo a única opção Angelo Antonio Duarte Mais
- A despoluição da Baía de Guanabara foi uma das principais promessas da época da Rio-92. Vinte 20 anos depois, a situação continua a mesma, com as águas poluídas por esgoto e lixo. Nos anos 1990, um programa de despoluição recebeu US$ 1 bi do Banco Interamericano de Desenvolvimento. "Foi um fracasso. O resultado é que continuamos com 52 praias impróprias para banho na baía", resume o ambientalista Sérgio Ricardo. Em março, o governo do Rio anunciou um programa de R$ 2 bilhões para reduzir a poluição da baía em 80% até 2016 Angelo Antonio Duarte Mais
- As comitivas de chefes de estado terão uma faixa exclusiva na Linha Vermelha, mas os passageiros comuns precisarão enfrentar longos engarrafamentos, que vêm piorando desde a inauguração da via, na Rio-92. De lá para cá, a frota de veículos no Rio triplicou. O resultado é que a poluição do ar chegou a índices alarmantes, diz o ambientalista Axel Grael. "O grande culpado é o transporte e o grande agravante são os engarrafamentos. Os automóveis andam na primeira e segunda marchas e o nível de emissão de gases é muito maior", diz Angelo Antonio Duarte Mais
- O esgoto e lixo que chegam ao Canal do Cunha (ou do Fundão), trecho da Baía de Guanabara entre a Ilha do Fundão e o continente, levaram ao assoreamento do canal pelo acúmulo de sedimentos. Nos últimos anos, uma obra de dragagem melhorou o escoamento da água, mas a água ainda é bastante poluída e emite um mau cheiro marcante na entrada da cidade. O acúmulo de lixo ainda persiste, como se vê por este ângulo abaixo da Linha Vermelha Angelo Antonio Duarte Mais
- A Estação de Tratamento da Alegria trata o esgoto e devolve a água à Baía de Guanabara, mas opera abaixo de sua capacidade porque não foi ligado a todo o sistema de coleta da zona norte do Rio. Segundo o ambientalista Sérgio Ricardo, a estação foi construída como parte do programa de despoluição da Baía de Guanabara, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, mas o estado não a concluiu a construção do tronco coletor para fazer as ligações domiciliares até lá. "Então grande parte do esgoto ainda é lançado in natura na Baía de Guanabara", afirma Angelo Antonio Duarte Mais
- A ocupação irregular do solo é vista nas comunidades que margeiam a Linha Vermelha. Nas favelas que formam o Complexo da Maré, não há esgotamento sanitário e o esgoto é lançado diretamente na Baía de Guanabara, diz José Araruna, da PUC-Rio. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, 83% dos domicílios de favelas do estado do Rio não têm esgotamento sanitário. Na capital fluminense, mais de 1/5 dos moradores moram em favelas Angelo Antonio Duarte Mais
- A ocupação de encostas e o desmatamento também são problemas gerados pela construção irregular de favelas, como se vê nas casas construídas sobre a segunda galeria do Túnel Rebouças. A construção em encostas costuma estar associada à disposição inadequada de resíduos sólidos e à falta de redes de esgoto, fatores que contribuem para problemas de saúde público na população. Além disso, o uso inadequado do solo traz o risco de deslizamentos em épocas de chuva Angelo Antonio Duarte Mais
- A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos cartões postais do Rio, mas durante décadas foi degradada por efluentes. A poluição teve sua face mais visível em episódios de mortandade de peixes. Desde 2010, o assoreamento vem sendo combatidos pelo projeto Lagoa Limpa, que recebe investimentos da EBX. A qualidade da água teve melhora considerável, mas ainda há comunidades que despejam resíduos não tratados nos rios que desembocam na Lagoa, diz José Araruna Angelo Antonio Duarte Mais
- O Censo 2010 indicou que a Rocinha, em São Conrado, é a favela mais populosa do país, com 69 mil habitantes. A favela ocupou uma área de floresta ao longo de décadas e ainda se expande verticalmente. Segundo José Araruna, da PUC-Rio, o principal problema hoje é a falta de esgotamento adequado. "Cerca de 90% da favela é atendida com água tratada, mas parte do esgoto ainda está sendo lançado no mar sem tratamento", diz. O resultado são péssimos índices de balneabilidade na praia do Pepino, onde aparecem línguas negras quando chove Angelo Antonio Duarte Mais
- Assim que se chega à Barra, na zona oeste do Rio, vê-se a Lagoa da Tijuca, área nobre cercada de mansões. A aparência engana. A lagoa está "em estado terminal", diz o ambientalista Axel Grael. Com o acúmulo de sedimentos, parte do espelho d'água já não tem mais profundidade e não raro sofás e pneus afloram. Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff anunciou recursos de R$ 300 milhões para recuperação do complexo lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá e Canal da Joatinga, compromisso assumido pelo Rio para a Olimpíada de 2016 Angelo Antonio Duarte Mais
- A expansão imobiliária vertiginosa na Barra ao longo das últimas décadas avança agora para a região próxima ao Autódromo de Jacarepaguá, onde será construída a Vila Olímpica. A falta de planejamento urbano gera problemas ambientais por deficiências no sistema de transportes e no saneamento básico. José Araruna chama atenção também para a ocupação de áreas que deveriam ser preservadas, com solo arenoso de baixa consistência que dificulta a estabilização de estruturas e onde as camadas de água subterrâneas ficam muito próximas à superfície Angelo Antonio Duarte Mais
- Na chegada ao Riocentro, os rios que margeiam o centro de convenções têm sinais de poluição visíveis, como gigogas (plantas aquíferas que proliferam em ecossistemas desequilibrados) e lixo. "A situação é caótica. Toda a bacia hidrográfica da Baixada de Jacarepaguá, todos os rios e canais, foram transformados em valões de esgoto", diz o biólogo Mario Moscatelli. Os cursos d'água levam a poluição para a Lagoa de Jacarepaguá (ao fundo). De acordo com a Cedae, a rede formal de esgoto abrange hoje 80% da Barra e do Recreio e o compromisso é chegar a 100% em 2016 Angelo Antonio Duarte Mais
- Ao fim do trajeto, chega-se ao Riocentro, o centro de convenções onde chefes de estado estarão reunidos entre 20 e 22 de junho para discutir "O futuro que queremos", nome dado ao documento que deverá ser aprovado ao fim da conferência. Na região no entorno dos cinco pavilhões, a poluição dos rios e da Lagoa de Jacarepaguá, a favelização e a falta de alternativas de transporte sustentáveis serão os problemas mais próximos dos visitantes Angelo Antonio Duarte Mais
Percurso até local da Rio+20 revela problemas ambientais do Rio
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