Amanda Cotrim

Amanda Cotrim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Milei critica bloqueio do X e diz que Justiça brasileira está viciada no PT

O presidente da Argentina Javier Milei criticou a suspensão do X no Brasil pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e disse que a Justiça brasileira está "viciada no poder do PT".

As declarações foram dadas nesta quinta-feira (5), no III Encontro Regional do Fórum de Madri-Rio de la Plata 2024, que reúne forças da direita em Buenos Aires. O partido Vox, da Espanha, faz parte da organização do evento. Milei, considerado a atração principal, discursou para uma plateia de cerca de 400 pessoas.

"Olhemos para o Brasil, onde a Justiça, viciada no poder do PT, agora proíbe o uso do X, que não é outra coisa senão uma arena pública, onde os cidadãos brasileiros e do mundo podem expressar sua voz", disse Milei.

Na plateia, ouviram-se gritos de "Lula Ladrão". Um deles veio do brasileiro Symon Castro, mais conhecido como Symon Patriota, que chegou em maio na Argentina e está pedindo refúgio político. Ele é acusado de ser um dos articuladores da tentativa de golpe de Estado no dia 8 de janeiro, mas se diz inocente.

"Milei não vai intervir [nos pedidos de refúgio]. Porém, se os que estão pedindo refúgio não cometeram crimes comuns, acredito que vamos conseguir. Quem não tem esses crimes comuns, vai ficar na Argentina", afirmou Castro.

Além de Castro, outros cerca de 20 militantes bolsonaristas que pedem refúgio político na Argentina acompanharam a fala de Milei.

"Viemos até aqui para pedir ajuda, apoio em prol dos nossos presos políticos do dia 8 e 9 de janeiro. Conversamos e eu estou muito feliz. Fomos muito bem recebidos", disse a advogada Taniéli Telles de Camargo, que defende militantes bolsonaristas.

Pelo menos 119 brasileiros pediram refúgio político na Argentina em 2024, segundo dados obtidos pela Lei de Acesso Pa Informação. O período coincide com as fugas de militantes bolsonaristas investigados e condenados pelos ataques do dia 8 de janeiro aos Três Poderes, em Brasília.

"A Argentina vai receber vocês e poderão ser livres, dentro da legalidade", disse a deputada deputada argentina Maria Cecília Ibáñez, do partido de Milei, Liberdade Avança, em diálogo com a advogada dos bolsonaristas.

Continua após a publicidade

No evento, Milei ainda disse que "está colocando a Argentina no topo do mundo, sendo um dos políticos mais conhecidos do mundo, junto a Donald Trump". Acrescentou que está "fazendo o melhor governo da história da Argentina".

Milei também criticou a Venezuela, afirmando que na Argentina ainda existem "degenerados" que "sentem nostalgia pela revolução bolivariana".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.