Andreza Matais

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Reportagem

Anac altera para 'acesso restrito' auditoria na Voepass após acidente

Poucas horas depois de o avião operado pela Voepass cair em Vinhedo (SP), matando 62 pessoas, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) colocou documentos relativos a uma auditoria na Voepass (0005.021782/2021-08) sob sigilo.

Documento do órgão regulador registra que, às 21h24 de sexta-feira (9), oito horas depois do acidente e fora do horário de expediente, o acesso à auditoria, que era público, foi "alterado para restrito".

Com isso, não é mais possível qualquer pessoa acessar os documentos.

Procurada na noite de domingo, a Anac se manifestou nesta segunda-feira e não esclareceu a razão de a mudança ocorrer no dia do acidente e fora do horário de expediente.

"O processo 00058.021782/2021-98 possui informações sensíveis de empresa prestadora de serviço, protegidos pelo art. 43 do Decreto nº 5.731, de 20 de março de 2006. Durante a condução de processos administrativos, é usual a inserção de documentos que alteram sua restrição. O acesso aos documentos é revisto na conclusão do processo, com a edição do ato decisório respectivo, nos termos do art. 7º, § 3º, da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, concomitante com o caput do art. 20 do Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012", disse, em nota.

Processo de auditoria da Voepass na Anac
Processo de auditoria da Voepass na Anac Imagem: Reprodução

Uma fonte da coluna consultava o processo virtualmente quando se deparou com a informação de que foi "alterado o nível de acesso para restrito". A partir de então, não conseguiu mais visualizar os documentos.

O setor que tornou o processo sigiloso foi a Gerência Técnica de Vigilância de Aeronavegabilidade Continuada. A auditoria foi instaurada em 20 de abril de 2021 e, pelo trâmite - única informação disponível para consulta - foi reaberto e concluído na unidade na mesma data do acidente também às 21h24.

Todos os atuais diretores da Anac foram nomeados pelo então presidente Jair Bolsonaro. Eles têm mandato, o que significa que o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, só poderá substituí-los (ou mantê-los) quando o prazo for encerrado.

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O atual presidente da agência é Tiago Sousa Pereira, servidor da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. O mandato dele termina em 19 de março de 2026 - último ano do governo Lula. Das quatro diretorias, Lula só poderá trocar uma neste ano. Rogério Benevides Carvalho encerrou o mandato agora em agosto.

Às 21h24 de sexta-feira (9), processo é "alterado para restrito"
Às 21h24 de sexta-feira (9), processo é "alterado para restrito" Imagem: Reprodução

A Voepass (antiga Passaredo) tem como diretores José Luiz Felicio Filho, Cassia Aparecida Vieira Felicio, e Eduardo Magalhães Rodrigues Busch. Os empresários têm boa relação com políticos em Brasília. Especialmente porque a empresa faz rotas para cidades que não são atendidas por suas concorrentes.

A empresa tem sustentado que "trabalha arduamente para atender as expectativas dos seus clientes".

O que faz a Anac

"A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma das agências reguladoras federais do país, foi criada para regular e fiscalizar as atividades da aviação civil e a infraestrutura aeronáutica e aeroportuária no Brasil. Instituída em 2005, começou a atuar em 2006 substituindo o Departamento de Aviação Civil (DAC). É uma autarquia federal de regime especial e está vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos. As ações da ANAC se enquadram nos macroprocessos de certificação, fiscalização, normatização e representação institucional", informa a página da agência.

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