Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ministro diz a secretário dos EUA prezar por democracia e evita citar urnas

Secretário de Defesa dos EUA em bilateral com ministro Paulo Sergio (Defesa) - Divulgação/defesa
Secretário de Defesa dos EUA em bilateral com ministro Paulo Sergio (Defesa) Imagem: Divulgação/defesa

Do UOL, em Brasília

27/07/2022 14h38Atualizada em 27/07/2022 15h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em uma conversa privada de cerca de 45 minutos, nesta quarta-feira (27), em Brasília, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, reafirmou ao secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd J. Austin III, seu respeito à Carta Democrática Interamericana e disse que preza pelos valores democráticos.

Segundo apurou a coluna, Paulo Sérgio evitou tratar da questão das urnas eletrônicas, que estão sendo questionadas sem provas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), mas repetiu o discurso do governo de que as Forças Armadas foram convidadas pelo TSE para contribuir com o "aperfeiçoamento do processo eleitoral".

O ministro brasileiro disse ainda que o Brasil terá "eleições transparentes, seguras e auditáveis".

As Forças Armadas, que integram a Comissão de Transparência Eleitoral, evitam falar diretamente em fraude, mas
têm endossado o discurso de Bolsonaro que levanta suspeitas infundadas sobre o processo eleitoral. No Brasil, nunca houve registro de fraude nas urnas eletrônicas, em uso desde 1996.

O secretário de Defesa dos EUA, por sua vez, repetiu que o período eleitoral que está se aproximando é de grande importância para o Brasil e para o mundo. O norte-americano afirmou ainda que tem confiança nas instituições brasileiras, incluindo as Forças Armadas.

Segundo fontes do Ministério da Defesa, Lloyd J. Austin III elogiou a disposição do ministro brasileiro em garantir um processo eleitoral seguro e destacou que eleições livres e transparentes são o fundamento da democracia.

Em evento aberto ontem, Lloyd J. Austin III já havia dito que "a democracia é o símbolo das Américas" e que as nações do continente compartilham valores comuns, tais como "compromisso com o estado democrático de direito" e "devoção à democracia".

Também nesta terça, em encontro com juristas, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Edson Fachin, afirmou, sem mencionar Bolsonaro ou as Forças Armadas, que a Corte "não se omitirá" durante o pleito que a sociedade não tolera "negacionismo eleitoral" e ataques às urnas.

O secretário norte-americano está em Brasília por conta da 15ª Conferência de Ministros de Defesa das Américas que começou no dia 25 e vai até o dia 29.

Além da reunião com o colega dos EUA, Paulo Sérgio terá outras bilaterais com representantes de Argentina, Colômbia, Equador, Haiti, Honduras, México, Paraguai, Suriname e Uruguai.

Indústria da Defesa

Um dos objetivos do ministro na conferência e nas bilaterais é difundir o portfólio brasileiro da indústria da Defesa.

Segundo a pasta, alguns países já manifestaram interesse na aquisição das aeronaves KC 390 e Super Tucano e no blindado Guarani.

Atualmente, a base Industrial de Defesa é responsável por 4,8% do PIB brasileiro e gera cerca de 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos.

De acordo com dados do ministério, no ano passado, a balança comercial brasileira ampliou as exportações nacionais de defesa, atingindo 1,7 bilhão de dólares, o que representou um crescimento de 30% em relação ao ano anterior.