Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após varredura da PF, Lula despacha pela 1ª vez no Planalto

Lula assina revogaço de medidas tomadas por Bolsonaro  - Sergio Lima / AFP
Lula assina revogaço de medidas tomadas por Bolsonaro Imagem: Sergio Lima / AFP

Do UOL, em Brasília

03/01/2023 19h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Palácio do Planalto no fim da tarde desta terça-feira (3) e fez os primeiros despachos no gabinete presidencial, que fica no 3º andar do prédio da presidência.

Hoje, o local passou por uma varredura da Polícia Federal. Apesar de o procedimento ser praxe, há receio por parte de alguns integrantes do governo com possíveis escutas ou problemas de estrutura deixados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Desde a posse de Lula, o Palácio do Planalto voltou a ser ocupado por antigos personagens políticos, como a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que tem sido homenageada e bastante aplaudida em todas as cerimônias.

Apesar de o Planalto estar sendo ocupado para os eventos de posse de ministros, no primeiro dia de trabalho, Lula resolveu despachar no Itamaraty e receber personalidades internacionais. Já acertou inclusive sua primeira viagem ao exterior, para a Argentina.

Hoje pela manhã, o presidente participou do funeral de Pelé. Depois, retornou a Brasília e decidiu ir ao Planalto, onde tinha acabado de acontecer a posse de Paulo Pimenta como Secretário de Comunicação. Segundo auxiliares, Lula está em despachos internos.

Os novos integrantes do governo estão aos poucos ocupando os gabinetes.

Houve uma mudança nos locais dos ministérios palacianos. A Secretaria de Relações Institucionais, comandada por Alexandre Padilha, ganhou um espaço antes ocupado por duas pastas (Secretaria Geral e GSI). O GSI (Gabinete de Segurança Institucional), a cargo do general Gonçalves Dias, foi para o 3º andar, ao lado da sala de Lula.

Nova comunicação

O Planalto foi palco da posse do ministro Paulo Pimenta (PT-RS) na Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) na tarde de hoje. Em seu discurso, o novo ministro afirmou que trabalhará para combater fake news e prometeu "criar uma fronteira" entre as "visões ideológicas" e a comunicação institucional.

Bolsonaristas espalham fakes

Apoiadores de Bolsonaro, que segue nos Estados Unidos sem previsão de retorno ao Brasil, têm espalhado notícias falsas de que Lula não estaria conseguindo ocupar os locais presidenciais porque não teria tomado posse.

No domingo (1º), a atriz Regina Duarte disseminou uma dessas notícias falsas ao afirmar que a faixa passada a Lula seria falsa porque é diferente da que recebeu Bolsonaro em 2019. Na verdade, há mais de uma faixa presidencial —e todas são legítimas.

Membros do governo negam, contudo, que Lula tenha ido despachar no Planalto nesta tarde para desmentir as fake news bolsonaristas.

Ainda não há previsão de quando Lula e a primeira-dama Janja se mudarão para o Palácio da Alvorada.