DF bate recorde de média de queimadas em parque e 146 dias sem chuva
O Distrito Federal registra, neste mês de setembro, a maior média de focos de calor já medida pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) desde o início do Programa Queimadas, em 1998. A capital do país sofre com a fumaça por causa, principalmente, do incêndio no Parque Nacional de Brasília, que tem se espalhado desde domingo (15) e quadruplicou em apenas cinco horas.
Até às 21h desta segunda-feira (16) foram 122 focos, uma média de 7,6 ao dia. Até então, o mês de setembro de 2010 é o que detém o recorde de fogo no DF, com 204 casos, mas uma média menor: 6,8 casos ao dia.
O Distrito Federal é a menor unidade da federação do país, com 5.760 km², um quarto do tamanho de Sergipe, o menor estado do país, que tem 21,9 mil km².
Somente nos últimos três dias, o Distrito Federal registrou 35 focos de queimadas. A seca na capital do país é mais severa desde 1963 e já tem 163 dias consecutivos sem chuva, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia)
Incêndio em parque, aulas suspensas e fumaça
A situação do fogo é preocupante não apenas pela quantidade de focos, mas pela extensão deles. Um dos incêndios em curso está destruindo o Parque Nacional de Brasília, que deixa parte da capital do país tomada pela fumaça.
O incêndio começou por volta das 11h30 de domingo (15) e não há previsão de quando ele deve ser controlado. Na noite desta segunda-feira (16), são três focos ativos.
O fogo já atingiu ao menos 3.000 hectares da área de proteção ambiental, informou o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). A Polícia Federal abriu inquérito e investiga o caso, e a principal hipótese é de um incêndio criminoso.
O incêndio já chega perto das casas situadas nas redondezas do Parque Nacional de Brasília e preocupa moradores.
O coordenador de Manejo Integrado do Fogo do ICMBio, João Morita, disse à Agência Brasil que 93 combatentes estão atuando contra as chamas com a ajuda de um avião e um helicóptero.
[O fogo] ainda está na mesma região que ele atingiu ontem [domingo]. Ele não está controlado. A gente queria ter controlado ontem. Vamos trabalhar para controlar hoje. Se não controlar hoje, a gente vai trabalhar para controlar amanhã [terça-feira].
João Morita, coordenador de Manejo Integrado do Fogo do ICMBio
Devido à fumaça, a qualidade do ar caiu na capital do país, e a Secretaria de Educação do DF suspendeu as aulas nas escolas.
(Com informações da Folha e da Agência Brasil)
36 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Petrucio Joao da Silva
A turma do bozo está colocando fogo nos biomas de propósito, são pessoas muito ruins mesmo que seguem essa ideologia de extrema direita, eles estão fazendo isso de forma combinada... todos aqui sabem disso.
Petrucio Joao da Silva
100% certeza que os incendios foram iniciados por pessoas ligadas ao bozo e sua turma, eles estão fazendo isso de propósito, não há a menor dúvida sobre isso... todos aqui sabem disso.
Francisco Sanches Martins
O fogo está chegando no rabo dos 11 componentes do STF., agora eles preocupados em descobrir os incendiários!