Topo

Carolina Brígido

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ministros do STF decidem não encontrar Bolsonaro até ele reconhecer derrota

Colunista do UOL

01/11/2022 12h42Atualizada em 01/11/2022 15h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram não se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro até que ele declare publicamente que aceita o resultado da eleição. Bolsonaro convidou os integrantes do tribunal para uma conversa no Palácio da Alvorada, mas não houve confirmação da presença de ninguém.

Na tarde desta terça-feira, os ministros vão se reunir para decidir uma posição conjunta sobre o caso. Nos bastidores, há preocupação com o fato de Bolsonaro não ter vindo a público ainda para reconhecer a derrota nas urnas e a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva no último domingo (30).

Nos quatro anos de mandato, Bolsonaro atacou a credibilidade da urna eletrônica e do sistema eleitoral brasileiro. Também não poupou críticas a ministros do STF e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) - em especial, Alexandre de Moraes, relator de inquéritos que miram o presidente.

A preocupação na corte cresceu depois que manifestantes tomaram conta de rodovias, em protesto contra o resultado das eleições. Bolsonaro também não se pronunciou sobre o episódio.