Topo

Carolina Brígido

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Julgamento de Bolsonaro no TSE só deve terminar na sexta-feira

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O julgamento da ação contra o presidente Jair Bolsonaro deve ser concluído na sexta-feira (30), última sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) do semestre. Normalmente, a sessão final do período serve para o presidente fazer um balanço das atividades da corte. Excepcionalmente, será usada para finalizar o julgamento. A ideia é encerrar o caso ainda neste mês, já que em julho os tribunais entrarão em recesso.

A previsão inicial era que o julgamento fosse encerrado ainda nesta quinta-feira (29). No entanto, os votos dos ministros foram mais alongados do que o combinado previamente. A ideia era que os votos durassem, no máximo, meia hora. Até agora, ninguém seguiu esse limite.

A sessão do TSE não poderá ser esticada para que o julgamento se encerre ainda hoje, porque alguns ministros compõem também o STF (Supremo Tribunal Federal) e o STJ (Superior Tribunal de Justiça), que têm sessões a partir das 14h.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informou a legenda da foto, quem aparece na imagem é a ministra Cármen Lúcia, e não a Rosa Weber. O texto foi corrigido