Direita e esquerda rechaçam fala de Guedes nas redes, aponta estudo
Um levantamento da consultoria de análise política Arquimedes concluiu que a fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que dólar alto é "bom para todo mundo" e que "empregada doméstica estava indo para Disney" foi rechaçada nas redes sociais por perfis de direita e esquerda.
Segundo o estudo, cerca de 90% das menções à fala do ministro foram de críticas. A consultoria coletou uma amostra de mais de 100 mil menções, entre quarta-feira, quando a fala de Guedes foi noticiada, e quinta-feira.
Apenas um pequeno agrupamento (pouco mais de 8% da amostra) de perfis apoiadores do governo Bolsonaro se manifestou em defesa de Guedes, mas em geral sem defender a fala em si, segundo o estudo.
Entre os perfis que mais repercutiram nas redes está o do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que fez uma defesa genérica de Guedes, sem citar o fato. "Meu carinho, admiração, respeito e incondicional apoio ao amigo e Ministro Paulo Guedes. Melhor ministro da economia do mundo", escreveu.
A publicação do apresentador Milton Neves também repercutiu neste grupo, apesar da crítica: "Paulo Guedes, como você tão competente faz essa "ligação" entre dólar baixo de ontem e as domésticas? Nota 10 para você como ministro e o maior zero do mundo nessa grande pisada de bola. Inacreditável!", disse.
O perfil que mais viralizou contra Guedes foi o do youtuber Felipe Neto. Ele escreveu: "Podem acreditar, é real. Ministro Paulo Guedes falou hoje que dólar alto é bom e disse: "Empregada doméstica estava indo pra Disney, uma festa danada".
Para o diretor da consultoria, Pedro Bruzzi, um dado interessante é que até perfis considerados liberais e de apoiadores usuais de Paulo Guedes foram críticos à fala. Ele explica que Guedes costuma ser um aglutinador de forças apoiadoras ao governo, rompendo a barreira do bolsonarismo e do lavajatismo, que são grupos mais engajados.
Segundo ele, em geral, Guedes e suas medidas econômicas costumam angariar apoio de liberais e até de progressistas que usualmente não concordam com as pautas de costumes de Bolsonaro. Isto é, pessoas que apoiam a pauta econômica, sem apoiar o governo.
"É o segundo episódio de desgaste de Paulo Guedes em menos de uma semana. Em coleta anterior, também feita pela Arquimedes, sobre a declaração do ministro em que usou a palavra parasitas para se referir a funcionários públicos, Guedes também foi criticado, ainda que em menor intensidade (em torno de 2/3 de menções negativas). A repercussão negativa o levou a pedir desculpas", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.