Topo

Fabíola Cidral

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Dinoshow' vai continuar: ministro se diverte ao combater bolsonaristas

Fabíola Cidral *

Colunista do UOL

11/05/2023 16h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não é brincadeira, não. O "Dinoshow" é assunto sério para Flávio Dino, o ministro mais pop do governo Lula. A missão do "vingador" é combater o nazifascismo. E a principal arma é o humor e a ridicularização. No UOL News desta quinta (11), ele revelou seus métodos:

"Uso uma parêmia romana milenar que dizia que a Justiça dá a cada um o que é seu. Eu vou para um debate. Se a pessoa faz uma pergunta séria, eu respondo obviamente de modo simétrico. Se a pessoa se comporta de modo abjeto, de modo ridículo, tentando mentir, fraudar a verdade, é um recurso retórico legítimo o uso do humor, porque você contrasta com essa pessoa violenta, obsessiva, que está ali querendo lhe agredir, ameaçando. Você diz: 'Olha, amigo, você não intimida ninguém, não adianta fazer cara de mau'", explicou em entrevista a mim e ao colunista Leonardo Sakamoto.

Dino citou ainda os filmes "Homem-Aranha", mais precisamente o personagem Tio Ben, e "Bastardos Inglórios":

"Essa brincadeira dos Vingadores vem nesse sentido. E, para continuar neste paradigma, eu lembro de uma frase, que está no começo de um dos filmes do Homem-Aranha, em que o tio dele diz assim: 'Grandes poderes, grandes responsabilidades'. E assim que eu encaro. Eu tenho tranquilidade, serenidade. Agora, não tenho medo. Minha perna não treme, a voz não treme, a mão não treme, quando estou enfrentando fascista. Pode botar um fascista, 10, 20, 30. Eu tenho esse espírito de missão: nós precisamos conter o nazifascismo no Brasil. E aí você pode, inclusive, ridicularizar o nazifascismo. Há um filme muito bonito que é 'Bastardos Inglórios'. Esse filme serve exatamente para mostrar o ridículo do nazifascismo".

Dino também negou que se prepare para calar bolsonaristas:

"Não é planejamento. É a soma de experiência política, apesar de eu ser jovem. Eles não podem impor o medo. Eles tentam paralisar, manipular afetos. Estou cumprindo o que Lula me determinou."

Flávio Dino e os Vingadores - Reprodução - Reprodução
Montagem mostra o ministro Flávio Dino como membros dos Vingadores
Imagem: Reprodução

Nesta semana, também no UOL News, Josias de Souza trouxe a informação de que Lula está encantado com Dino e vê em sua atuação o modelo a ser seguido por outros ministros do alto escalão do governo. O presidente exalta a "proatividade" de Dino no Ministério da Justiça e a "combatividade" nas comissões do Congresso.

Ao final da entrevista ao UOL News, Dino respondeu sobre concorrer ao Planalto nas próximas eleições:

"Meu candidato a presidente em 2026 se chama Luiz Inácio Lula da Silva. É o candidato que terá meu apoio, com a graça de Deus".

E se antecipou:

"Depois, sabe Deus. A gente tem de esperar os anos, ver o que vai acontecer. Como eu não sou de fato nem o incrível Hulk, nem o Homem-Aranha, nem o Thor, tem que rezar para trabalhar e ter vida e saúde. Esse é o mais importante".


* Com a colaboração de Diego Henrique de Carvalho