Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A guerra petista de Janones parte da mesma premissa dos bolsonaristas

Colunista do UOL

06/09/2022 15h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL, falei sobre o deputado federal André Janones (Avante), que tem resgatado o lado mais perverso do petismo, com suas atividades nas redes sociais.

No fim de semana, ele foi ao Twitter afirmar que o PL de Jair Bolsonaro estaria por trás do pedido para suspender a lei que estabelece o piso nacional da enfermagem. "Se for confirmado é grave, muito grave!", publicou, antes de admitir que a notícia era falsa e justificar que uma fake news deve ser combatida com outra fake news. "Olho por olho, dente por dente!", postou Janones.

As publicações foram feitas depois que o ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu o piso salarial de enfermagem, dando o prazo de 60 dias para que o governo federal e as entidades do setor se manifestem sobre os impactos financeiros, o risco de demissões e a possível redução na qualidade dos serviços oferecidos.

Repito: a sujeira de Janones não é novidade na militância petista, que espalhou fake news durante todos os governos do PT, sobretudo sobre mensalão e petrolão, e também na campanha eleitoral de 2018. Vale lembrar a exploração da "suástica fake" pela campanha de Fernando Haddad até mesmo no horário eleitoral gratuito. A prática não começou com os bolsonaristas, mas foi potencializada por eles, com o desenvolvimento das redes sociais e a proliferação do ativismo de propaganda, nos últimos anos.

Combater a mentira com mais mentiras mostra falta de princípios e valores morais e revela que a premissa bolsonarista de uma guerra contra a esquerda, na qual vale tudo, é a mesma premissa para diversos petistas.

Na Live UOL, falamos também sobre Heloísa Bolsonaro, esposa do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que, em evento organizado pela ala feminina do PL, disse que "nenhuma mulher é insubmissa, independente e livre"; e sobre o presidente da República, que enalteceu as armas e menosprezou a Lei Maria da Penha, em evento, no Rio Grande do Sul.

Com Madeleine Lacsko, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.