Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Aumento do auxílio-moradia é farra de deputados às custas do povo

Colunista do UOL*

25/01/2023 11h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Por Redação UOL Notícias

Na Live UOL, desta terça-feira (24), o colunista do UOL Notícias Felipe Moura Brasil comentou o aumento, em cerca de 50%, do auxílio-moradia dos parlamentares.

Com o reajuste aprovado pela Câmara dos Deputados, o benefício salta de R$ 4.253,00 mensais para R$ 6.654,00.

Para Felipe Moura Brasil, os parlamentares conseguiriam sobreviver sem o reajuste, mas não com todo o luxo e mordomia que querem, às custas do erário e do povo trabalhador, que tem de pagar mais de quatro meses de salário para o Estado para sustentar marajás.

"Você turbinar o auxílio-moradia, que já rendeu diversos escândalos, é um acinte, é sambar na cara da sociedade. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a dizer que ele usava o auxílio para 'comer gente', o filho dele, Eduardo, ficava com o recurso enquanto morava na casa do pai, em Brasília. Então esse negócio de parlamentar embolsar o auxílio-moradia já vem de muito tempo e é escandaloso que você possa ter onde morar e ainda receba um dinheiro extra para além do seu salário para gastar com as suas despesas, com as suas mordomias e luxos", comentou.

"Desaparece a noção de que aquilo que está sustentando esse bando de gente patrimonialista, que não tem a distinção do que é público e do que é privado e trata o público como se fosse privado, esse bando de gente que suga o povo brasileiro é que o dinheiro vem do suor dos trabalhadores, do chamado contribuinte — que contribui, aliás, de maneira imposta. É revoltante", afirmou o colunista destacando o excesso de penduricalhos para a classe e classificando o reajuste como algo imoral, que gera mais peso para aqueles que efetivamente trabalham.

Felipe Moura Brasil e Madeleine Lacsko debatem os principais assuntos do país diariamente, das 16h às 17h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.