Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mais do que não combater a corrupção, Bolsonaro sabotou medidas contra ela

Colunista do UOL*

31/01/2023 17h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Por Redação UOL Notícias

Na Live UOL, desta terça-feira (31), o colunista do UOL Notícias Felipe Moura Brasil falou sobre o fracasso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no combate à corrupção.

Durante o mandato do ex-presidente, o Brasil se manteve estagnado numa posição ruim no IPC (Índice de Percepção da Corrupção) e seu governo promoveu um "retrocesso sem precedentes" nas instituições.

Trata-se do principal índice no mundo sobre o tema, elaborado pela Transparência Internacional. Para a entidade, o Brasil "teve uma década perdida" no combate à corrupção, caindo cinco pontos e 25 posições no ranking, desde 2012.

Em uma escala de 0 a 100, o país alcançou apenas 38 pontos ao final de 2022, mesma nota obtida nas duas edições anteriores do índice. Apesar da nota inalterada, o país passou da 96ª para a 94ª colocação, entre os 180 países e territórios avaliados.

Para Felipe Moura Brasil, mais do que não combater, Bolsonaro sabotou as medidas contra a corrupção, durante seu governo.

"Pior do que ele não ter conseguido combater a corrupção, Bolsonaro sabotou o combate a ela. O desmonte feito pelo bolsonarismo —como venho apontando há tempos— não foi reconhecido por boa parte de supostos direitistas que não quis enxergá-lo em nome do combate a Lula (PT). Como se a sabotagem do combate à corrupção não fosse favorecer o PT depois de todo o desgaste que o petismo teve com a corrupção", comentou.

"É esse binarismo imbecil que estupidificou boa parte das pessoas que votaram em Jair Bolsonaro e que não quiseram enxergar que aquilo que ele estava fazendo não só beneficiava a sua família, em termos de impunidade relativa às rachadinhas, mas também beneficiava toda a velha política que ele prometeu combater durante sua campanha de 2018. Isso inclui o PT, mas também o velho tucanato, o centrão, toda essa turma que está impune por aí".

Na análise do colunista, existe no Brasil uma tolerância absoluta com aquilo que é alegadamente criminoso.

"Tudo vai se ajeitando, se vai fazendo acordão, segurando um caso de alguém que tem poder, em nome de uma harmonia, em nome de uma pacificação entre os Poderes. Pacificação entre os Poderes é sujeira varrida para baixo do tapete aqui no Brasil", afirmou.

Felipe Moura Brasil e Madeleine Lacsko debatem os principais assuntos do país diariamente, das 16h às 17h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.