Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Valdemar Costa Neto prepara terreno para a volta de Bolsonaro ao Brasil

Colunista do UOL*

27/01/2023 20h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Por Redação UOL Notícias

Na Live UOL, desta sexta-feira (27), o colunista do UOL Notícias Felipe Moura Brasil comentou as declarações do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, sobre a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro após a derrota nas eleições para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Antes de tudo, não podemos falar de Valdemar Costa Neto sem lembrar quem ele é: o dono do PL, partido ao qual Jair Bolsonaro se filiou e um mensaleiro. Ele foi condenado pelo mensalão —a compra de apoio parlamentar com dinheiro sujo quando Lula era presidente da República. E ele estava envolvido nesse esquema petista. Agora, ele se importa com o dinheiro que o partido dele ganha, então quanto maior a bancada, mais dinheiro na lojinha do Valdemar", comentou.

Para Felipe Moura Brasil, ao dizer que Bolsonaro estava "um pó", após a derrota para Lula, e ao tentar explicar seu silêncio diante das manifestações golpistas, Costa Neto tenta preparar o terreno para a volta do ex-presidente ao Brasil.

"Isso tudo é uma alegação para tentar minimizar todos os danos de todos os lados. Para dizer, por exemplo, para o Tribunal Superior Eleitoral, para o Supremo Tribunal Federal, que Bolsonaro não saiu desestimulando de maneira incisiva todos os movimentos golpistas porque estava triste. Ele tenta eximir o ex-presidente de responsabilidade jurídica e também em relação à visão dos próprios bolsonaristas que estavam acampados, dizendo que Bolsonaro não tinha condições de fazer algo", analisou Moura Brasil.

"Ele está tentando preparar o terreno para a volta de Bolsonaro ao País com alegações que buscam minimizar a articulação golpista que a gente sabe que houve e é evidente dentro do bolsonarismo".

Felipe Moura Brasil e Madeleine Lacsko debatem os principais assuntos do país diariamente, das 16h às 17h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.