Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com 'democracia, eu te amo', Aras reforça seu perfil pitoresco

Colunista do UOL*

01/02/2023 18h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Por Redação UOL Notícias

Na Live UOL, desta quarta-feira (1), o colunista do UOL Notícias Felipe Moura Brasil comentou o discurso no qual o procurador-geral da República, Augusto Aras, tentou posar de romântico.

Em fala ao plenário do STF (Supremo Tribunal Federal), na abertura do ano do Judiciário, Aras afirmou que a democracia brasileira "conquistada a duras penas exigiu sangue, suor e lágrimas de muitos brasileiros" e que é preciso declarar amor a ela todos os dias.

"Nós, cidadãos do Estado Democrático de Direito precisamos dizer todos os dias: democracia, eu te amo, eu te amo, eu te amo", afirmou o procurador-geral da República, antes de repetir a frase em nome do Ministério Público brasileiro.

Para Felipe Moura Brasil, com o discurso, Aras tenta posar de romântico em uma cena completamente desnecessária, na retomada dos trabalhos do Judiciário.

"É o poeta Augusto Aras. Um sujeito que blinda todo mundo, completamente omisso, só age quando é empurrado por todas as instituições, pela opinião pública e pela imprensa pregando o seu amor à concepção que ele tem de democracia. Porque cada um parece ter uma e usa essa palavra como uma muleta a seu favor. Aras posa de romântico fazendo uma cena completamente dispensável na retomada dos trabalhos do Poder Judiciário", comentou.

"É uma figura que só mesmo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderia ter colocado nesse posto para o qual ele nunca esteve qualificado. Agora que o eixo de poder mudou, Aras começa a tomar algumas atitudes sob pressão, mas ainda nada que incomode o ex-presidente diretamente. Claro que Bolsonaro é incluído dentro de investigações, mas ainda não há uma atitude incisiva da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra a família Bolsonaro por nenhum dos escândalos em que todos eles estão envolvidos", afirmou Moura Brasil destacando também o perfil pitoresco de Aras nas cerimônias das quais participa.

Felipe Moura Brasil e Madeleine Lacsko debatem os principais assuntos do país diariamente, das 16h às 17h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.