Polícia apura se namorada participou de sequestro de empresário espanhol
Ler resumo da notícia
A Polícia Civil de São Paulo investiga se a namorada do empresário espanhol Rodrigo Perez Aristizábal, de 25 anos, participou de seu sequestro. Ele afirma ter sido sequestrado no começo da semana passada em um bairro da zona sul de São Paulo e escapado, no sábado, de um cativeiro localizado em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo.
O policial militar reformado Ronaldo da Cruz Batista, 51 anos, foi preso neste sábado (29) sob suspeita de sequestrar e manter por cinco dias Aristizábal no cativeiro.
Em seu depoimento à polícia, o empresário espanhol afirmou que saiu de seu apartamento no bairro do Ipiranga para jantar com sua namorada Gulistan Luana Bektas Lopez. Ela tem 21 anos de idade e é de nacionalidade paraguaia. Era por volta das 20h de terça-feira.
Durante o jantar em uma padaria, o empresário diz ter percebido que "sua namorada recebia diversas mensagens no seu celular de uma pessoa chamada THOR". Ainda de acordo com ele, sua namorada usava o celular de "forma escondida".
Quando retornava a pé para casa, Aristizábal notou que no caminho havia uma caminhonete da Polícia Civil e um homem com uniforme, de cabelos loiros, portando um fuzil, ao lado da viatura.
Ao passar pelo veículo, o "policial" teria abordado o empresário gritando "Interpol", apreendido seu celular e o algemado. Aristizábal afirma ter chegado ao cativeiro por volta da 1h30 de quarta-feira.
"No local, tiraram uma foto do declarante, tendo sido levado para dentro do local, algemado, oportunidade na qual viu os dois policiais que o conduziram, bem como outra pessoa que estava no interior do imóvel".
Posteriormente, ainda de acordo com seu relato, chegaram dois furgões, com mais quatro pessoas e um cachorro.
Durante os dias em que passou em cativeiro, ele afirmou ouvido a voz e, posteriormente, ter visto sua namorada no cativeiro conversando com os sequestradores.
O empresário espanhol diz acreditar que sua namorada esteja envolvida em seu sequestro, pois "ela sabia quanto de dinheiro ele possuía em suas contas bancárias".
A namorada do empresário espanhol é oficialmente investigada, de acordo com a apuração do UOL.
A coluna descobriu que Gulistan Luana abriu uma empresa, a Lux Bank Brasil Investimentos Ltda, no dia 20 de fevereiro do mês passado. A empresa teve seu funcionamento suspenso quatro dias depois.
A reportagem tentou entrar em contato com Gulistan Luana. Caso ela se pronuncie, o texto será atualizado.
Transferência em criptomoedas
De acordo com o relato de Aristizábal, na manhã seguinte, o sequestrador loiro retirou 10 milhões de dólares de sua conta bancária, no Capilanz Bank, do qual ele afirma ser sócio majoritário. Outras transferências chegaram a 50 milhões de dólares.
"O dinheiro não pode ser convertido em espécie, apenas trocado por criptomoedas," afirmou o empresário espanhol.
Aristizábal contou ainda que aproveitou uma distração do PM reformado Batista, que fazia a guarda no cativeiro, e conseguiu fugir. Policiais militares foram ao local e prenderam Batista em flagrante.
Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) afirma que, além da prisão, foram apreendidos uma espingarda calibre 12, munições, duas algemas e um veículo.
O policial militar reformado Ronaldo da Cruz Batista teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça de São Paulo. Ele preferiu se manter em silêncio quando foi interrogado por policiais.
O caso está sob investigação da Dope (Divisão Antissequestro do Departamento de Operações Policiais Estratégicas). Os outros envolvidos ainda não foram identificados.
Por sua vez, a Polícia Federal vai investigar as circunstâncias da presença de Aristizábal no Brasil.
8 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Ricardo Scagliusi Calbo
Com 25 anos, o cara tinha 60 milhões de dólares no banco, morava no Ipiranga, voltava a pé pra casa... estorinha mal contada essa, hein?
Lucas Mendes de Oliveira
Tudo muito estranho!
Rosangela Oliveira de Gomes
Essa historia da um grande filme..