Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bolsonaro enfrenta resistências para visitar Basílica em Pádua

Colunista do UOL

29/10/2021 05h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) enfrenta resistências por parte de religiosos ao tentar visitar a basílica de Santo Antônio, em Pádua.

O brasileiro desembarcou em Roma nesta sexta-feira e participa da cúpula do G20 neste fim de semana. Mas, na segunda-feira, viaja até a região de Pádua, onde pretendia visitar a basílica local. No mesmo dia, ele ainda irá para a cidade de seus ancestrais, Anguillara Veneta, onde receberá o título de cidadão honorário.

Mas, numa nota emitida, a diocese de Pádua deixa claro que os religiosos não estão dispostos a receber o brasileiro de maneira oficial. Se Bolsonaro quiser entrar na basílica, será na condição de um peregrino como qualquer outro.

Para interlocutores locais, tanto o prefeito de Pádua, Sergio Giordano, como o bispo local Claudio Cipolla deixaram claro que não pretendem receber oficialmente o presidente.

Num comunicado, a diocese ainda lembra como alguns religiosos da região, como Ezechiele Ramin e Ruggero Ruvoletto, foram assassinados no país. O documento ainda aponta como bispos têm denunciado "violência, a exploração da religião e devastação ambiental, além de severa crise de saúde".

A diocese, assim, apela para que Bolsonaro "promova políticas que respeitem a Justiça, saúde e o meio ambiente". E ainda completa que a homenagem que se planeja ao brasileiro criou "um forte embaraço" diante da voz de tantos que sofreram.

Além da resistência dos religiosos, um protesto ainda será organizado em Pádua por movimentos sociais.

Entre os organizadores brasileiros, a insistência é de que não há ainda informação sobre esse trecho da viagem por se tratar de uma "agenda privada". A missão, porém, ocorre com recursos públicos e dentro de uma viagem oficial ao G20.

Os organizadores da viagem também insistem que nem sequer solicitaram um encontro com o papa Francisco. Vários líderes que estarão na cúpula vão aproveitar a ida para Roma para ter encontros com o pontífice, entre eles Joe Biden. Francisco, criticado por membros da equipe que prepara a viagem de Bolsonaro, tem sido um defensor da Amazônia, recebeu o cacique Raoní com um abraço e tem insistido sobre a questão climática.