Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

ONU: guerra não terá vencedor e coloca em risco 1,7 bi de pessoas no mundo

2.jun.2022 - Corpo de civil foi encontrado em escada de prédio de escola que foi atingida por ataque em Kharkiv, no leste da Ucrânia - Vitalii Hnidyi/Reuters
2.jun.2022 - Corpo de civil foi encontrado em escada de prédio de escola que foi atingida por ataque em Kharkiv, no leste da Ucrânia Imagem: Vitalii Hnidyi/Reuters

Colunista do UOL

03/06/2022 07h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Num raio-x dramático do impacto dos 100 dias da guerra na Ucrânia, a ONU alerta que o conflito ameaça jogar 90% da população do país para a pobreza, custará US$ 600 bilhões e deixará 25 milhões de pessoas dependentes de ajuda externa. Ao alerta foi emitido no 100º dia da invasão russa e com uma constatação clara: não existem sinais de que o conflito será encerrado no curto prazo.

"Cem dias de sofrimento, devastação e destruição em escala maciça. Cem dias de guerra sem tréguas, incluindo bombardeios indiscriminados que aterrorizam civis e bombardeiam hospitais, escolas e lares. Cem dias de vidas perdidas e pessoas desarraigadas; as vidas de milhões de pessoas destroçadas", disse Amin Awad, o representante da ONU em Kiev.

"O número de civis mortos nesta guerra é inaceitável. Esta guerra não tem vencedor", declarou, nesta sexta-feira.

Se a Ucrânia estava caminhando para atingir várias das metas de redução de pobreza, a estimativa é de que a guerra desfez 20 anos de avanços sociais no país.

De acordo com a ONU, pelo menos 15,7 milhões de pessoas na Ucrânia estão agora necessitando urgentemente de assistência humanitária e proteção. "Os números estão aumentando a cada dia, à medida que a guerra continua a devastar; e com o inverno ao virar da esquina, a vida de centenas de milhares de pessoas está em perigo", disse Awad.

"Mais de 5 milhões de crianças tiveram sua educação suspensa - uma geração inteira cujo futuro paira na balança", afirmou.

Segundo ele, quase 14 milhões de pessoas foram forçadas a fugir, cerca de um terço de toda a população da Ucrânia. "Outros - muitas vezes os mais vulneráveis - não puderam partir, incluindo pessoas idosas e pessoas com deficiência", disse.

Os números da ONU também apontam para uma destruição em larga escala da infraestrutura civil. Pelo menos 30 mil casas foram totalmente derrubadas. Desde o início da guerra, mais de 260 instalações de saúde foram atacadas.

"Danos graves aos sistemas de água deixaram milhões de pessoas sem acesso regular à água e à energia e, com a chegada do inverno, os riscos para a vida das pessoas são graves", disse Awad.

Os explosivos agora cobrem vastas áreas do país, representando imensos riscos tanto para a população civil quanto para as operações humanitárias, e impedem a retomada da vida.

Impacto global

A ONU ainda alerta para o impacto global da guerra, com Moscou se recusando a permitir que a Ucrânia use portos no sul do país para exportar toneladas de grãos que hoje estão em estoques. "O impasse no Mar Negro põe em risco a segurança alimentar global e a segurança das mercadorias", disse Awad. "A insegurança alimentar deve se tornar ainda mais preocupante, com 1,7 bilhão de pessoas correndo o risco de aumentar a pobreza devido à crise. Enquanto isso, a economia ucraniana está projetada para se contrair este ano em até 45%", disse.

"Uma solução para este impasse exige apoio urgente e requer vontade política. O desbloqueio das rotas comerciais no Mar Negro deve continuar sendo a prioridade. A não abertura desses portos resultará em fome, desestabilização e migração em massa em todo o mundo", completou o representante da ONU.