Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Redes bolsonaristas divulgam resultados falsos após derrotas na Europa

Colunista do UOL

02/10/2022 15h11

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Grupos bolsonaristas passaram a divulgar resultados falsos de urnas e seções na Europa, apontando para uma suposta vitória ampla do presidente Jair Bolsonaro. Os dados contradizem as divulgações feitas pelos principais consulados e seções eleitorais nas capitais europeias.

Em alguns dos casos, como na Suíça, as urnas nem sequer tinham sido contabilizadas quando, nos grupos de WhatAapp e redes sociais, circulavam informações de uma falsa vitória do candidato de direita. "Minha irmã viu tudo e ela falou que Bolsonaro ganhou lá (Suíça)", afirma.

Num áudio, um membro do grupo relata que Bolsonaro estaria "ganhando de lavada" e que o grupo não deveria se preocupar. No caso da Suíça, enquanto os mesários ainda contavam os votos, os eleitores recebiam em suas redes que o atual presidente teria ficado com 87% dos votos, uma informação falsa.

O mesmo grupo compartilhava informações de um áudio no qual uma pessoa afirmava que havia registrado uma supostamente manipulação a favor de Lula, sem que qualquer prova fosse apresentada.

"Vimos os fiscais saindo de dentro da embaixada", diz um homem no áudio. "Saíram umas 5 petistas, vestidas de vermelho. Colocaram os resultados e saíram contente com a mão do Lula Livre. So depois entramos e perguntei se elas trabalhavam no consulado. E falaram que eram fiscais. Mas como assim fiscais? Por qual motivos nós não podemos? A mulher falou que tem fiscal de Bolsonaro. Mas não tinha. Eu não vi. Só tinha fiscal do PT e, no meu ponto de vista, os resultados estão trocados. Não sei se é verdade. Mas parece que foram manipulados. Não é normal. Tem coisa errada", afirmava.

Num outro áudio circulado no grupo, a informação era de ameaça. "Não tem como Lula ganhar. E se ganhar, vamos para a rua", disse. "Vamos seguir na fé. Já vencemos essas eleições", disse o suposto eleitor, lembrando da presença dos "militares".

Pelos grupos circulavam ainda contagens falsas de urnas e resultados sem qualquer fonte.

Horas antes de terminar o processo eleitoral nos EUA, os grupos receberam informações de que Bolsonaro teria ficado com 90% dos votos.

Na França, por exemplo, os bolsonaristas apontavam que seu candidato tinha vencido com 8789 votos, contra 459 para Lula. O resultado contabilizado oficialmente foi complemente diferente, com 7,5 mil votos para Lula em Paris e apenas 1,3 mil para Bolsonaro.

Na Alemanha, a desinformação apontava diferenças profundas entre os dois candidatos. Segundo as mensagens, Bolsonaro teria fechado com 12,3 mil votos contra apenas 327 para Lula. Em Portugal, a peça de fake news ainda falava de Bolsonaro com mais de dez vezes o número de votos de Lula.

De acordo com os dados divulgados por cada um dos postos no exterior, Lula venceu na Espanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Hungria China, Rússia, Áustria, Austrália, Nova Zelândia, Quênia, Estônia, Cingapura.

Já Bolsonaro, até o momento, tinha vencido apenas no Japão, Israel, Emirados Árabes Unidos, Filipinas e Moçambique.