Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

'Líbano não pode virar nova Gaza', diz Guterres ao abrir Assembleia da ONU

O secretário-geral da ONU, António Guterres, usou seu discurso de abertura da Assembleia Geral para lançar um alerta: o Líbano não pode ser a nova Gaza.

Numa crítica dura contra Israel e aplaudido enquanto falava em duas ocasiões, Guterres apontou para os crimes cometidos em territórios palestinos. Mas com o potencial de ir além.

Gaza é um pesadelo incessante que ameaça levar toda a região com ele. Basta olhar para o Líbano. Todos nós deveríamos estar alarmados com a escalada. O Líbano está à beira do abismo.
António Guterres, secretário-geral da ONU

Nesta semana, os ataques de Israel causaram centenas de mortos e milhares de feridos no Líbano.

"O povo do Líbano, o povo de Israel e o povo do mundo não podem permitir que o Líbano se torne outra Gaza", afirmou.

Guterres não deixou de condenar o Hamas. Mas alertou que isso não justifica a ação de Israel.

"Sejamos claros. Nada pode justificar os atos de terror abomináveis cometidos pelo Hamas em 7 de outubro, ou a tomada de reféns - ambos condenados por mim repetidamente", disse.

"E nada pode justificar a punição coletiva do povo palestino", completou. "A velocidade e a escala da matança e da destruição em Gaza são diferentes de tudo o que aconteceu em meus anos como secretário-geral", disse.

Segundo ele, mais de 200 funcionários da ONU foram mortos, muitos deles com suas famílias.

Continua após a publicidade

A comunidade internacional deve se mobilizar para um cessar-fogo imediato, a libertação imediata e incondicional de todos os reféns e o início de um processo irreversível rumo a uma solução de dois Estados.
António Guterres, secretário-geral da ONU

"Para aqueles que continuam a minar esse objetivo com mais assentamentos, mais roubo de terras, mais incitação - eu pergunto: Qual é a alternativa? Como o mundo poderia aceitar um futuro com um único Estado que inclua um número tão grande de palestinos sem qualquer liberdade, direitos ou dignidade?", completou.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes