Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mamãe Falei é fácil porque é pobre... de espírito

Colunista do UOL

08/03/2022 09h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com uma dúzia de pedidos de cassação a assediar o seu mandato de deputado estadual, Arthur do Val, o Mamãe Falei, transportou-se de uma zona de guerra para outra.

Na Ucrânia, atacou a dignidade humana ao gravar áudios dizendo que as mulheres ucranianas são "fáceis" por serem pobres. Viu nas filas de refugiados da guerra "deusas" mais bonitas do que na "melhor balada do Brasil".

De volta a São Paulo, o deputado tornou-se, ele próprio, um refugiado. Buscou refúgio na tática do avestruz. Enfia a cabeça na sua mediocridade. Não podendo elevar a própria estatura, submete-se a um processo de autoencolhimento.

Mamãe Falei comparou-se ao colega Fernando Cury, que foi filmado apalpando os seios da deputada Isa Penna em plenário e teve o mandato preservado. Amargou apenas uma suspensão de seis meses.

"Eu vou ser cassado por um áudio?", perguntou Arthur do Val em entrevista à Folha. "Eu errei. Agora, é claro que parte dessa consequência política de cassação é por eu ser quem eu sou."

O deputado declarou que seu mandato é "irrepreensível". Sua ficha demora a cair. O mandato de Mamãe Falei é fácil porque ele é pobre... de espírito. Se a Assembleia Legislativa de São Paulo não cassar o personagem, o velho espírito de corpo dará lugar ao espírito de porco.