Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Depoimento de Milton Ribeiro à PF mantém a labareda na cara de Bolsonaro

Colunista do UOL

01/04/2022 09h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Está ficando monótono. Ao confirmar em depoimento à Polícia Federal que foi a pedido de Bolsonaro que as portas do MEC se abriram para pastores que trocavam verbas por propinas, o ex-ministro Milton Ribeiro reforçou uma obviedade: o único órgão que funciona em Brasília é o DBB, Departamento de Blindagem de Bolsonaro. O inquérito só daria frutos se os investigadores fizessem duas perguntas a si mesmos: Por que o procurador-geral Augusto Aras excluiu Bolsonaro do rol de suspeitos? Para que serve a moralidade que o presidente da República e o ex-ministro da Educação dizem cultuar?

Na versão contada por Milton Ribeiro à polícia, Bolsonaro pediu que o pastor Gilmar Santos, parceiro de traficâncias do irmão Arilton Moura, fosse recebido. Mas jamais perguntou sobre o resultado da visita. Os dois pastores estiveram quatro vezes com o próprio Bolsonaro. Agendaram e participaram de inúmeras reuniões do então ministro com prefeitos. Mas o depoente jura que os pastores não dispunham de "tratamento privilegiado" no MEC.

Prefeitos relataram os achaques dos pastores. Pediam dinheiro e ouro em troca de acesso aos cofres do MEC. Mas Milton Ribeiro, ele próprio um pastor evangélico, disse à PF que "não tinha conhecimento" do pastoreio dos irmãos. O ex-ministro considera-se um cristão honesto. Bolsonaro não se cansa de dizer que preside um governo sem corrupção. Qualquer um pode prestar testemunho sobre o conceito extraordinário que faz de si mesmo. O diabo é que, abstraindo-se os autoelogios, o que sobra são os fatos. E os fatos transformam a moralidade presumida de pessoas como Ribeiro e Bolsonaro numa inutilidade que ajuda a entender como o Brasil virou uma cleptocracia comandada por almas presunçosas.

Ao determinar a abertura do inquérito sobre o MEC, a ministra do Supremo Cármen Lúcia deu prazo de 15 dias para Augusto Aras refletir sobre a inclusão de Bolsonaro na fogueira. Os fatos intimam o procurador-geral a procurar. O depoimento de Milton Ribeiro manteve a labareda do escândalo na cara do presidente. Mas Aras costuma colocar as conveniência do presidente acima dos fatos.