Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flertando com Lula, Lira diz que o seu compromisso é com a governabilidade

 O Antagonista
Imagem: O Antagonista

Colunista do UOL

19/08/2022 09h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Fustigado por Lula, que promete extinguir o orçamento secreto se for eleito, Arthur Lira teria razões para estar aborrecido com o favoritismo do candidato petista na corrida presidencial. Mas a turma do centrão não fica com raiva. Fica com tudo. O presidente da Câmara já acena para Lula.

O cacique do centrão falou para uma plateia reunida pelo banco BTG Pactual. A certa altura, perguntaram a Lira como seria sua relação com Lula caso o pajé do PT vença vença Bolsonaro. E Lira: "Meu compromisso [com a governabilidade] é muito maior do que com qualquer permanência no cargo de presidente ou não."

Lira lembrou que sua presidência vai até fevereiro de 2023. Ou seja: Vencendo em outubro, Lula terá que aturá-lo por três meses —dois na fase de transição e um depois da posse. Isso, claro, se não for reconduzido ao cargo, como deseja.

O deputado soou como se duvidasse da capacidade de Lula de cumprir a promessa de acabar com o orçamento secreto num eventual terceiro mandato. "Para o presidente Lula mudar essa realidade, aí talvez [seja] uma luta maior do que eleger um [outro] candidato à presidência da Câmara." É como se Lira, ex-sócio do PT no petrolão, avisasse a Lula que o centrão não perde por esperar. Ganha.