Leonardo Sakamoto

Leonardo Sakamoto

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Bolsonaro muquiado sugere que Braga Netto chamou de 'cagão' o cara errado

O general Braga Netto chamou de "cagão" o então comandante do Exército, general Freire Gomes, por ele não ter mergulhado de cabeça no golpe de Estado. Ironicamente, reportagem do jornal The New York Times não mostra Freire Gomes, mas Jair Bolsonaro se refugiando por dois dias na Embaixada da Hungria, em Brasília, após entregar o passaporte na operação que investiga os ataques de seu governo à democracia.

Ele chegou ao local no dia 12 de fevereiro. Imagens de câmeras de segurança mostram o ex-presidente se encontrando com o embaixador Miklos Halmai. Havia o plano de dar asilo a Bolsonaro, uma vez que terreno de embaixada conta, por convenções internacionais, com imunidade. Neste caso, o território só pode ser adentrado pela polícia local com a autorização do governo estrangeiro.

Siga UOL Notícias no

Considerando que ele não estava atrás de um bom prato de goulash húngaro, o "mito" se muquiou com medo de ir para o xilindró.

O mais bizarro é que, no mesmo 12 de fevereiro, Jair postou um vídeo convocando seus apoiadores a passarem pano para seu golpismo na avenida Paulista, em 25 de fevereiro. Sim, chamou os seus seguidores para a linha de frente, enquanto ele se escondia.

Verás que um filho teu não foge à luta, diz o hino. Bolsonaro, ao que tudo indica, não é filho. Por que não é a primeira vez que busca fugir para não ser vinculado ao golpe tramado em seu benefício, deixando outras pessoas irem para a Papuda no seu lugar. Há, portanto, um padrão.

Vale lembrar que ele largou a Presidência da República dois dias antes do final do prazo e fugiu para os arredores da Disney em 30 de dezembro de 2022. Com isso, deixou seus apoiadores fazerem o trabalho sujo em seu nome em 8 de janeiro de 2023 enquanto estava são e salvo na Flórida, desfrutando de um cartão de vacinação falso e de joias surrupiadas do patrimônio nacional.

A Igor Gadelha, do portal Metrópoles, Bolsonaro confirmou que esteve na embaixada. "Não vou negar que estive na embaixada sim. Não vou falar onde mais estive. Mantenho um círculo de amizade com alguns chefes de Estado pelo mundo. Estão preocupados", afirmou. A Túlio Amâncio, da Band, disse ter o "direito de ir e vir". Considerando as medidas que obrigam que ele esteja à disposição da polícia e da Justiça, seria o "direito de ir e fugir"? Seus advogados dizem que ele estava fazendo contatos. Ahã, Claudia, senta lá.

Dessa forma, Jair parece querer abrir para si a porta da cadeia. Apesar de o Supremo Tribunal Federal não ver clima para sua prisão antes de uma condenação transitada em julgado, a operação na representação diplomática do governo de Viktor Orbán mostra que não adianta simplesmente confiscar o passaporte. Ele tem contatos e recursos para ficar longe do efeito das decisões da Justiça brasileira.

Continua após a publicidade

O mais irônico é que Lula teve convite de uma série de nações estrangeiras quando estava para ser preso por conta da condenação da Lava Jato em 2018. Não aceitou. Disse que enfrentaria a cana e defenderia a sua inocência. Permaneceu preso por 580 dias, depois teve sua condenação extinta pela promiscuidade do então juiz Sérgio Moro com a força-tarefa de procuradores da República.

Bolsonaro nem foi condenado ainda, mas já faz de embaixadas de países com governos de extrema direita o seu Airbnb.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL