Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Vendido pela Cultura para Amazon e Disney, "Cocoricó" é tirado do YouTube
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A plataforma de streaming da Disney começou a oferecer na semana passada os episódios da série "Cocoricó". Lançado originalmente em 1996, é um dos programas mais bem-sucedidos e queridos da TV Cultura.
O licenciamento dos direitos para a Disney é o segundo que a Cultura faz. Em junho de 2020, a TV pública, ligada ao governo do Estado de São Paulo, negociou os episódios de "Cocoricó" com o Prime Vídeo, da Amazon.
A Cultura produziu oito temporadas, num total de quase 300 episódios. A série apresenta as aventuras de Júlio, um garoto que mora na Fazenda Cocoricó com os avós. Ele tem 8 anos e vive em um local no qual animais cantam, interagem, conversam e lidam com historinhas
Desde que o negócio com a Amazon foi feito, os episódios de "Cocoricó" foram tirados do canal online da Cultura e do YouTube, onde podiam ser assistidos sem custo algum. Hoje, o canal exibe um episódio por dia, de segunda a sexta, às 7h, e às 13h45, aos sábados.
Uma vez que a série foi realizada com recursos públicos, seria natural que continuasse à disposição de todos os espectadores. Por isso questionei a TV Cultura a respeito. O canal nega haver qualquer relação entre o licenciamento com Amazon e Disney e a retirada do programa dos canais online da própria emissora e do YouTube. Mas não explicou o motivo. Veja abaixo a nota do canal:
"Em resposta à solicitação de informações relativas ao nosso conteúdo "Cocoricó", a Fundação Padre Anchieta/TV Cultura informa que a disponibilização do mesmo junto às plataformas de streaming não implica em nenhuma restrição para a continuidade de exibição em qualquer outro canal de difusão que a emissora deseje utilizar, seja dentro da sua programação, em seus canais a cabo, digitais ou mesmo suas redes sociais. Tanto assim que o "Cocoricó", além de disponível nas plataformas de streaming Disney + e Amazon, continua sendo exibido pela TV Cultura, por sua rede de afiliadas e parabólicas para todo o Brasil, sempre de segunda à sextas, cumprindo assim uma das premissas básicas de nossa TV Pública, que é a total democratização do acesso aos nossos conteúdos, especialmente os infantis.
A não disponibilização, atualmente, do programa em questão pelo YouTube foi uma decisão exclusiva da diretoria, tomada já há algum tempo e não está ligada a nenhuma questão contratual."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.