Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Folha: Série descreve Bernie Madoff, um serial killer das finanças

12 mar. 2009 - O financista Bernard Madoff chega ao Tribunal Federal de Manhattan - Stephen Chernin/Getty Images
12 mar. 2009 - O financista Bernard Madoff chega ao Tribunal Federal de Manhattan Imagem: Stephen Chernin/Getty Images

Colunista do UOL

29/01/2023 12h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se você tem dificuldade de entender como a rede Lojas Americanas vinha há anos "escondendo" dívidas equivalentes a R$ 20 bilhões em seu balanço, recomendo que assista a "Bernie Madoff: o Golpista de Wall Street", série documental lançada pela Netflix no início deste ano.
(...)
A série, em quatro episódios, é dirigida por Joe Berlinger, um cineasta que se especializou em documentários baseados em crimes, com especial interesse por serial killers, como Ted Bundy, John Wayne Gacy e Jeffrey Dahmer (este último em "O Canibal de Milwaukee"). Não por acaso, Madoff é chamado de "serial killer" ao longo da série. "Ele é um sociopata que compartilha certas semelhanças com os serial killers que retratei", disse Berlinger à revista Vanity Fair. "Uma total falta de empatia. Se você pega todo o dinheiro de uma viúva, diz que vai cuidar dela e pega esse dinheiro, isso é muito horrível. A outra característica é o narcisismo extremo que o movia."
(...)
Baseado em entrevistas com pessoas muito próximas a Madoff, além de depoimentos que o financista deu ao ser preso, Berlinger persegue a objetividade e evita qualquer simpatia ou glamorização do seu protagonista.

Íntegra aqui