Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Folha: Do cercadinho do Alvorada à ONU, Bolsonaro agita os seus apoiadores

O presidente Jair Bolsonaro durante discurso na Assembleia Geral da ONU - Reprodução/TV Brasil
O presidente Jair Bolsonaro durante discurso na Assembleia Geral da ONU Imagem: Reprodução/TV Brasil

Colunista do UOL

25/09/2022 07h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ainda é cedo para retrospectivas, mas um dos momentos mais importantes da cobertura jornalística do governo Bolsonaro foi a decisão de alguns veículos, como Folha, UOL e Globo, de não acompanhar mais as interações do presidente com seus apoiadores no chamado cercadinho do Palácio do Alvorada.
(...)
Nestas eleições, Bolsonaro transformou atos de governo em comícios. Foi assim no Sete de Setembro e, nesta semana, em Londres e na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York. A transmissão ao vivo do discurso no Dia da Independência levou a GloboNews a uma interessante reflexão interna. "Quem falou foi o Bolsonaro candidato. Ele falou algumas barbaridades exatamente para nós comentarmos", registrou, ainda no ar, o comentarista Fernando Gabeira.
(...)
O exemplo vem dos Estados Unidos, no que a imprensa batizou de "Trump unplugged". Diante da resistência do então presidente em reconhecer a derrota eleitoral em 2020 e insistir, falsamente, que houve fraude, diferentes canais, incluindo redes sociais, cortaram a sua voz em tempo real. Censura? Ou esforço para manter a democracia viva?

Íntegra aqui