OpiniãoPolítica

Kennedy: Fala infeliz de Lula sobre anistia enfraquece Moraes e STF

Ao cogitar a possibilidade de discutir a anistia aos presos pelos ataques golpistas de 8/1, Lula enfraquece as decisões tomadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e pelo ministro Alexandre de Moraes, disse o colunista Kennedy Alencar no UOL News desta sexta (28).

Ontem, em entrevista à rádio Itatiaia, o presidente declarou "ser favorável à anistia", mas que ainda é cedo para se tomar uma decisão porque nem todos os envolvidos foram condenados ainda.

Lula cometeu um erro e é uma fala infeliz. Ele começa de um jeito, tenta consertar e volta a se atrapalhar e errar no final. Enfraquece o Alexandre de Moraes e o Supremo com uma declaração dessas. Neste momento, o STF está julgando e aplicando penas duras. A desinformação vai espalhar o seguinte: até o Lula e a favor de uma anistia aos golpistas do 8/1.

Lula também comete uma injustiça histórica. Quando ele diz que lutou pela anistia, era por uma de quem combatia uma ditadura, foi preso, torturado e estava exilado. É completamente diferente de uma anistia a quem tentou dar um golpe de Estado que, se tivesse dado certo, Lula estaria na prisão, exilado, e nós não estaríamos aqui, falando em plena liberdade. Kennedy Alencar, colunista do UOL

Na visão de Kennedy, o presidente precisa se precaver ao se manifestar sobre temas importantes, sob risco de ver as críticas se voltarem contra ele. O colunista citou o caso da aprovação no STF da descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, quando Lula disse que o "Supremo não tem que se meter em tudo".

Lula tem errado em algumas declarações. Voltou a falar que indicará um presidente do Banco Central para baixar a taxa de juros. Uma coisa é ele criticar a taxa de juros e dizer que ela está muito alta a 10,5%, prejudicando a economia. Quando fala que indicará alguém, Lula já marca uma pessoa, coloca pressão e dificulta para que ela atue para baixar a taxa de juros no futuro. Ou seja: ele compromete o próprio objetivo dele.

Tem que haver um freio de arrumação. Lula precisa pensar melhor. As palavras de um presidente têm muito peso. Nessa questão da anistia, é algo totalmente descabido. São pessoas que quiseram acabar com a democracia. Primeiro ele cogita, depois diz que tem que julgar e no final fala em ver mais para a frente.

É muito ruim. Enfraquece Alexandre de Moraes e faz uma falsa equivalência entre quem merecia anistia na ditadura e esses golpistas que quebraram as sedes dos Três Poderes. Lula, que vê no Supremo um aliado para ajudá-lo a lidar com o Congresso, deu duas declarações ruins para o STF. Kennedy Alencar, colunista do UOL

Tales: É pouco provável que Biden desista após perder de Trump de lavada

Continua após a publicidade

Apesar do desempenho considerado decepcionante no primeiro debate presidencial contra Donald Trump, Joe Biden dificilmente desistirá de sua candidatura à reeleição para a presidência dos Estados Unidos, afirmou o colunista Tales Faria, também no UOL News de hoje.

É pouco provável que Biden desista. Só há duas possibilidades para a troca: sofrer um acidente ou problema de saúde, ou ele desistir. Se ele não desistir, é pouco provável que a convenção do Partido Democrata coloque outro candidato.

O debate foi uma lavada. Biden perdeu; é fato e não adianta ver de outra maneira. Se lermos o que foi dito e revermos o debate, o desempenho do Biden é triste do ponto de vista da imagem. Mas os dois foram igualmente mal no que foi falado. O debate foi ruim, mas não é decisivo. Tales Faria, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes