Raquel Landim

Raquel Landim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Meta pede sigilo em resposta sobre nova política, e governo tenta reverter

A Meta pediu que a resposta que enviou ao governo brasileiro sobre sua nova política para as redes sociais permaneça em sigilo, apurou a coluna com fontes ligadas à companhia.

Pessoas ligadas à gestão Lula confirmam a informação e dizem que o governo está tentando reverter a situação dentro da legalidade para que a opinião pública brasileira saiba quais são as explicações da empresa de Mark Zuckerberg.

Depois da publicação deste texto, a Meta divulgou sua manifestação para a imprensa.

Ontem, às 23h50, no limite do prazo de 72 horas, a Meta enviou por escrito os esclarecimentos em resposta à notificação extrajudicial feita pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Caso as explicações não sejam suficientes, o governo brasileiro pode adotar medidas judiciais contra a empresa.

A AGU pediu que a Meta detalhasse a nova política global anunciada por Zuckerberg e como ela vai impactar o Brasil.

Dentre as mudanças previstas, ele anunciou a troca da utilização das agências de checagem pelo sistema de notas da comunidade, a mudança no algoritmo com a volta da recomendação de posts sobre política e alterações nas regras para o discurso de ódio, como, por exemplo, voltar a permitir que pessoas LGBTQIA+ sejam associadas a doenças mentais.

Na notificação extrajudicial, a AGU fez questionamentos bem específicos à Meta. Questionou, por exemplo, se a empresa vai adotar algum tipo de relatório de transparência para o mecanismo de checagem de notas da comunidade.

Segundo apurou a coluna, a resposta da Meta será divulgada caso o governo consiga um entendimento jurídico que dispense o sigilo.

Continua após a publicidade

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Meta nega que tenha pedido sigilo da manifestação, mas se negava a enviar o documento à imprensa até a divulgação do pedido de sigilo. A coluna mantém a informação.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

82 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Jose Carlos Bittencourt de Araujo

O que é CRIME no MUNDO REAL também é CRIME no MUNDO VIRTUAL! Simples assim!

Denunciar

Vivendi

Torcendo para Xandão ter que intervir.

Denunciar

Marcio Francisco Zichia

A Meta tá K Gando e andando pra esse desgoverno…A farra de fazer o q queriam pra calarem a população, acabou! Agora é com o Trump/Musk a parada…

Denunciar