Topo

Rogério Gentile

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Justiça diz que Brennand mandou e-mail ameaçador ao Ministério Público

Empresário Thiago Brennand  - thiagobrennandfv/Instagram/Reprodução
Empresário Thiago Brennand Imagem: thiagobrennandfv/Instagram/Reprodução

Colunista do UOL

28/09/2022 11h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A juíza Erika Soares de Azevedo Mascarenhas, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, afirmou que o empresário Thiago Brennand enviou um e-mail "substancialmente ameaçador" ao Ministério Público.

A afirmação foi feita na decisão na qual a magistrada decretou a prisão preventiva do empresário, que está fora do Brasil e não cumpriu a ordem para que retornasse ao país.

Na mensagem ao Ministério Público, de acordo com a juíza, o empresário reclama do fato de uma promotora ter errado o seu nome.

"V.Exa. escreveu meu nome de maneira triplamente errada, tão errada que aparenta ter sido propositadamente errada. Não posso me furtar de registrar que a impressão que o referido erro deixou, pela sua forma, é que teve a função de paliar um embuste", afirmou Brennand na mensagem.

"É como se vestisse a função de ocultar o imo pessoal daquele esquete, como se meu nome fosse apenas mais um nome. Permanece a questão: quem, por acidente de leitura, ou memória, transformaria Thiago Antonio Brennand Tavares da Silva Fernandes Vieira em 'Tiago Brennand da Silva Fernandes'?"

A juíza disse que a "ousada postura adotada pelo réu evidencia sua predisposição a coagir terceiros e a interferir no regular trâmite da ação penal, o que reforça a necessidade de se decretar sua prisão preventiva".

O processo corre sob segredo de Justiça.

Brennand foi denunciado pelo Ministério Público após ser flagrado por câmeras de segurança agredindo a modelo Helena Gomes, no dia 3 de agosto, em uma academia localizada no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Ele também é investigado sob suspeita de ter praticado 11 crimes sexuais.

Horas antes de ser denunciado pelo Ministério Público, ele viajou para Dubai, nos Emirados Árabes. À época, sua defesa alegou que ele retornaria ao Brasil no dia 18 de outubro. A defesa argumentou também que os vídeos mostram que as agressões verbais foram iniciadas pela modelo.

A coluna procurou o escritório de advocacia que representa Brennand, mas não obteve resposta até a conclusão deste texto.