Secretário da Agricultura faz peixada para Bolsonaro na Abin
O secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Jorge Seif Junior, anunciou em redes sociais que fez uma peixada na sede da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), em Brasília, "a convite" do diretor-geral do órgão, o delegado da Polícia Federal Alexandre Ramagem. Segundo Seif, o evento teve a participação do presidente Jair Bolsonaro, do secretário Nabhan Garcia, da Agricultura, e do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, entre outros.
A celebração divulgada de forma espalhafatosa pelo secretário em fotografias e vídeos causou incômodo na sede do principal órgão de inteligência civil da União, onde rígidas portarias regulam a tomada de imagens nos domínios da Agência, mesmo que lado de fora do prédio, onde aparentemente ocorreu o jantar. Além disso, o secretário disse que recebeu o pescado de uma associação de empresários do setor pesqueiro de Rondônia - não se sabe por quais caminhos legais o pescado chegou à sede do órgão de inteligência, se foi uma doação ou uma aquisição.
A Secretaria de Aquicultura e Pesca tem, entre suas atribuições, os papéis de "coordenar e orientar os procedimentos para a concessão dos pedidos de licenças, permissões e autorizações para o exercício da aquicultura e da pesca" e de "regularizar e fiscalizar a autorização de uso de espaços físicos de corpos d'água de domínio da União para fins de aquicultura".
O governo federal tem um programa destinado ao recebimento de doações por empresas e pessoas físicas, o Reuse. O UOL indagou ao Ministério da Agricultura e ao secretário neste sábado (28), por e-mail, as circunstâncias da suposta doação do pescado por empresários da pesca e onde ela foi registrada.
No início da noite deste domingo (29), o órgão respondeu: "O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) não vai se manifestar".
A Abin também foi procurada para esclarecer se o convite partiu de Ramagem, mas não houve retorno até o encerramento do texto.
Seif gravou um vídeo e divulgou nas suas redes sociais: "Meu capitão presidente Bolsonaro, estamos na Abin fazendo aqui uma peixada em homenagem aos nossos amigos dessa importante instituição nacional. Quero te mostrar o que o senhor tem que vir aqui experimentar conosco. Tambaqui de Rondônia temperado pelo 06, teu 'filho peixe', ok? Então não aceito que o senhor não venha. Seu Prado é o assador, eu sou o temperador, já está tudo no esquema esperando o senhor aqui. Beijo hétero e vem para cá".
Como endereço do churrasco de peixe, o secretário marcou a Abin, em Brasília.
Em seu perfil no Instagram, o secretário escreveu que é amigo do diretor-geral da Agência: "Noite de Peixe na Abin! A convite do amigo Alexandre Ramagem, preparamos uns tambaquis na brasa, com a presença do nosso Capitão Bolsonaro, Ministro Marcelo Álvaro, Secretário Bruno Bianco, Secretário Nabhan Garcia e o grande #timedobolsonaro reunido. Agradeço a ACRIPAR na pessoa do produtor e amigo Francisco Hidalgo pelo fornecimento direto de Rondônia desse pescado nativo, amazônico, sustentável e saboroso!"
Citada pelo secretário na postagem, a Acripar é a Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.