Topo

Thaís Oyama

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Braga Netto será candidato a prefeito do Rio caso seja absolvido no TSE

Colunista do UOL

26/06/2023 15h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O PL pretende lançar o general Braga Netto, candidato à vice-presidência da República nas eleições de 2022, à prefeitura do Rio de Janeiro caso ele seja absolvido no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro bateram o martelo e vão sagrar general Braga Netto como candidato do PL para disputar a prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições municipais."

Essa decisão estava meio empacada, com o próprio general dizendo que não queria e que a família era contra. Diante desse acordo, o general já está entusiasmado."

Ao contrário do que acontece aqui em São Paulo, as opiniões de Bolsonaro e Costa Neto convergiram. Havia um acordo tácito entre os dois: Bolsonaro podia dar pitacos na eleição municipal do Rio de Janeiro e Valdemar decidiria o que acontece em São Paulo."

Advogado do PDT: voto de Raul Araújo no TSE pode sair antes do esperado

O advogado Walber Agra, responsável pela defesa do PDT no processo que pode causar a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acredita que o voto do ministro do TSE Raul Araújo já será feito nesta terça-feira (27), segundo apurações da colunista do UOL Thaís Oyama.

Raul Araújo proibiu manifestações políticas contra o então presidente Bolsonaro por artistas no festival Lollapalooza e decidiu manter, em duas decisões entre fevereiro e março, outdoors a favor da candidatura do ex-chefe do Executivo colocados por instituições do setor agrícola em diversos estados do país.

Walber Agra acredita que, se a leitura do voto do relator for concluída em 1h30, ainda vai sobrar tempo para iniciar a votação. Nesse caso, o primeiro voto é do ministro Raul Araújo".

Existia, no início do julgamento, uma expectativa de que o voto dele fosse novamente favorável a Bolsonaro. Mas essa não é a aposta majoritária dos envolvidos hoje, embora o próprio Bolsonaro tenha feito pressão pedindo explicitamente que Raul Araújo pedisse vistas do processo para que ele tivesse sobrevida".

Alexandre de Moraes não teria colocado esse julgamento em pauta se não houvesse um combinado entre os ministros de que ninguém iria interromper o julgamento após iniciado".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: