Topo

Thaís Oyama

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Assessor de Bolsonaro vê "sanfoneiro" Gilson Machado como opção eleitoral

O ex-ministro do Turismo Gilson Machado, ao lado de Jair Bolsonaro  - Alan Santos/PR
O ex-ministro do Turismo Gilson Machado, ao lado de Jair Bolsonaro Imagem: Alan Santos/PR

Colunista do UOL

23/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O nome do ex-ministro do Turismo Gilson Machado, que chegou a ser cogitado para a vaga de candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro em 2022, voltou a frequentar as rodas bolsonaristas.

Fabio Wajngarten, hoje o assessor mais próximo do ex-presidente, tem dito a interlocutores que o sanfoneiro é um dos aliados mais antigos e leais de Bolsonaro, tem perfil "extrovertido" e "fala a língua do nordestino" —o Nordeste foi a região em que Bolsonaro pior se saiu na última eleição.

Machado esteve com Bolsonaro durante a sua permanência nos Estados Unidos, no começo do ano, e recentemente hospedou-se duas vezes em Mar-a-Lago, segundo afirma, a convite do proprietário do resort, o ex-presidente americano Donald Trump. Tanto Machado como Fabio Wajngarten acompanham Bolsonaro desde 2017.

Wajngarten, que ontem não se cansava de elogiar a performance do advogado Tarcísio de Freitas no julgamento do ex-capitão no TSE, publicamente diz que Bolsonaro é "insubstituível".

Nos bastidores, porém, defende o nome de Machado como alternativa eleitoral no caso de impedimento do chefe, contra o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que, segundo tem dito o assessor, nem sequer atende mais a telefonemas de bolsonaristas.