Topo

Thaís Oyama

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que Michelle Bolsonaro é hoje o nome mais competitivo da direita

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro - Isac Nóbrega/PR
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro Imagem: Isac Nóbrega/PR

Colunista do UOL

08/02/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta é a versão online da newsletter Thaís Oyama enviada ontem (7). Na edição completa, a colunista traz detalhes sobre uma pesquisa que mostra o momento em que teve início a derrocada do ex-presidente Jair Bolsonaro. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Três perguntas para Maurício Moura

Maurício Moura é pesquisador, economista e professor de Estatística da Universidade George Washington e finaliza um livro sobre as eleições brasileiras de 2022. Aqui, ele fala sobre o futuro do bolsonarismo.

1 - Quem herdará o eleitorado de Bolsonaro?

Primeiro, é preciso separar esse eleitorado em duas partes. Existe aquele grupo que está com o ex-presidente Jair Bolsonaro pelo menos desde 2017 e que foi totalmente indiferente a todos os desvios da sua administração. São os "bolsonaristas raiz", que compõem algo como 5% a 10% do eleitorado brasileiro. Sempre foi um grupo muito duro, muito forte — o mesmo que levou o Enéas Carneiro [ex-deputado federal e ex-candidato à Presidência com programa nacionalista e conservador, morto em 2007] a ser o terceiro colocado nas eleições presidenciais de 1994. Hoje, eu não consigo ver alguém que substitua a figura do Jair Bolsonaro nesse grupo — talvez alguém da família dele.

Outro segmento do eleitorado bolsonarista muito importante é o que representa o antipetismo. Trata-se de uma base instalada e muito maior, mais enraizada e mais complexa que a dos bolsonaristas raiz. Essa base, que representa quase a metade do país, inclui o público evangélico, majoritariamente de classe média baixa.

Nesse segmento, há muitos nomes com potencial para ocupar o lugar de Bolsonaro, na eventualidade de ele não querer ou não poder se candidatar em 2026: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o governador de Minas, Romeu Zema (Novo); a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro; ou algum governador mais jovem do PSDB, como Eduardo Leite ou Raquel Lyra. No momento, esse espaço está aberto.

2 - Dos nomes citados, Michelle Bolsonaro seria hoje o mais competitivo?

Sim, porque os atributos dela são mais óbvios do que os dos outros. A começar pelo fato de ela ter o sobrenome Bolsonaro. Além disso, é uma pessoa conhecida nacionalmente. Nessa eleição de 2022, o que antes de mais nada diferenciou Lula e Bolsonaro dos outros competidores foi que os dois eram amplamente conhecidos no país.

Outro ponto que torna o nome da ex-primeira dama mais competitivo do que os outros é que ela é uma figura que dialoga com o segmento evangélico — um terço da população. Essa penetração já a colocaria numa posição vantajosa numa competição eleitoral.

3 - O que pode fazer Michelle crescer ou diminuir de tamanho até 2026?

Para crescer, ela tem primeiro de se colocar como uma liderança nacional, algo que não fez e não sabemos se irá fazer. A ex-primeira-dama nunca participou do processo eleitoral e, por enquanto, tudo o que se diz a esse respeito é especulação.

Mas, caso ela venha a se colocar, o que pode fazer com que as suas chances eleitorais diminuam até 2026 é, sobretudo, a hipótese de ter seu nome envolvido em algum escândalo. E, levando em conta os perfis dos segmentos evangélico e antipetista, episódios relacionados à corrupção serão sempre os piores.

********

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informava a primeira versão da coluna, o governador Tarcísio é do Republicanos, e não do PSD. O texto foi corrigido.