Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


União Europeia não pediu retaliação ao Brasil por causa da prisão de Lula

Deputada portuguesa criticou a prisão de Lula, mas não pediu retaliação ao Brasil - Reprodução/Facebook
Deputada portuguesa criticou a prisão de Lula, mas não pediu retaliação ao Brasil Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

16/08/2018 18h53

Um vídeo difundido pela conta do deputado federal Marco Maia (PT-RS) e replicado por outras contas no Facebook mostra, sem mencionar seu nome, Catarina Martins, deputada portuguesa e coordenadora do partido Bloco de Esquerda, criticando a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A publicação afirma que a “Europa pede à ONU retaliação ao Brasil pela prisão ilegal do candidato que lidera as pesquisas para presidente no Brasil”.

Não há, no entanto, indícios de que esse pedido de retaliação da “Europa” existiu. Não há registro de qualquer pedido por parte da União Europeia dirigido às Nações Unidas sobre retaliações pela prisão de Lula. Procurada pelo projeto Comprova, a deputada portuguesa Catarina Martins declarou que desconhece tal pedido e que as imagens são uma montagem alheia a seu mandato. O mesmo foi confirmado pelo partido Bloco de Esquerda.

O vídeo original foi gravado em 8 de abril de 2018, um dia depois de Lula ser preso. Era um evento de aniversário do Bloco de Esquerda, na cidade do Porto. A deputada e o seu partido consideram a prisão de Lula arbitrária e um golpe, posição semelhante à do PT e de outros partidos de esquerda brasileiros. Procurada pelo Comprova, a Corte Europeia de Direitos Humanos afirmou que não conduz casos por conta própria. No portal de documentação da União Europeia, foram encontrados arquivos com menção ao ex-presidente Lula, mas nenhum deles diz respeito a retaliações pela sua prisão.

Em 11 de julho, em resposta oficial a um eurodeputado, a chefe das Relações Exteriores da União Europeia, Federica Mogherini, disse que o bloco europeu acredita que o Judiciário brasileiro fará o que for necessário para lidar com esse e com outros casos envolvendo políticos, de forma “objetiva e independente”.

Ou seja, o documento vai na contramão do que afirma o post com o vídeo. No dia 5 de abril, parlamentares de diferentes países assinaram uma carta de apoio a Lula. No entanto, esse documento não foi endossado por nenhum organismo internacional. À época do mandado de prisão de Lula, a defesa do ex-presidente protocolou junto à ONU um pedido para evitar que ele fosse preso, mas o recurso foi negado pelo órgão.

A postagem enganosa contém, portanto, uma informação falsa e sem comprovação.

O material foi verificado por veículos do projeto Comprova: "Folha de S.Paulo", "Nexo", "Poder360", "AFP", além do UOL.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.