Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


CNPq nega qua Plataforma Lattes irá acabar: "está sendo modernizada"

Arte UOL/Marcelo Gondim/Divulgação
Imagem: Arte UOL/Marcelo Gondim/Divulgação

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/04/2019 04h02

Uma mensagem que está sendo espalhada pelas redes sociais tem preocupado a comunidade acadêmica brasileira. De acordo com o texto, a Plataforma Lattes, principal base de dados sobre o meio científico no país, vai acabar.

Sem informar ao certo quando ou por que o serviço seria tirado do ar, usuários das redes sociais têm sugerido que pessoas com currículos cadastrados na plataforma salvem-no em PDF para que não o percam. Atualmente, o Lattes tem mais de 6 milhões de currículos cadastrados.

FALSO: Plataforma Lattes não irá acabar

A "notícia" é um boato. O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), responsável pela plataforma, não só negou a informação como diz estar modernizando o serviço.

"Em relação ao boato que tem circulado neste final de semana sobre uma suposta extinção da Plataforma Lattes, o CNPq informa que não há nenhum encaminhamento para isso", afirmou o órgão, por meio de nota enviada ao UOL.

Segundo o conselho, atualmente está acontecendo o oposto: um aprimoramento do serviço por meio do Plano de Modernização da Plataforma Lattes, anunciado em dezembro de 2018. Um dos objetivos desta melhoria, diz o governo, é torna-lo mais eficiente.

"A Plataforma Lattes tem ganhado cada vez mais reconhecimento e relevância, não só pela importância já consolidada para a comunidade científica, mas também pelos recentes aprimoramentos, como a inclusão de nome social, projetos de ensino e data de nascimento ou adoção de filhos nos currículos", argumenta o órgão.

O CNPq não revelou o valor investido no plano de modernização.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.