Notícia falsa liga advogado a Lula e insinua encontro com Toffoli em SP
Uma foto que circula nas redes sociais mostra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, ao lado do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay. A legenda afirma que os dois estariam em um happy hour e que Kakay seria advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A publicação diz: "Kaká (sic), advogado de Lula, tomando cachaça com Toffoli pode; mas Moro conversar com Dallangnol (sic) é crime?". Nos comentários das postagens, há críticas ao STF.
FALSO: Kakay nunca foi advogado de Lula
A foto que está sendo compartilhada é verdadeira, mas o contexto todo é falso. A imagem não registrou um encontro de Dias Toffoli e Kakay em um happy hour, mas em um evento em homenagem ao STF, na cidade de São Paulo, em maio deste ano.
Kakay não é nem foi advogado de Lula, de acordo com a assessoria de imprensa do ex-presidente, que ainda informou que os principais profissionais envolvidos na defesa dele são Cristiano Zanin Martins, José Roberto Batochio e Valeska Teixeira Zanin Martins.
Jantar de apoio aos ministros do STF
A imagem que circula pelas redes sociais foi feita em um jantar organizado pelos sites Consultor Jurídico (Conjur) e Prerrogativas no restaurante Figueira Rubaiyat. O intuito foi de "demonstrar apoio aos ministros do tribunal, que vêm sendo atacados por meio de disseminação de notícias fraudulentas", segundo publicação do Conjur.
Em nota, a assessoria de imprensa do STF informou que, além de Toffoli, estava presente o ministro Gilmar Mendes.
Participaram do evento ainda o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, o presidente da Associação dos Juízes Federais, Fernando Mendes, o corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça Luís Felipe Salomão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.