Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Notícia falsa liga advogado a Lula e insinua encontro com Toffoli em SP

Arte UOL sobre reprodução
Imagem: Arte UOL sobre reprodução

Anita Grando Martins

Colaboração para o UOL, de Florianópolis

23/07/2019 04h01

Uma foto que circula nas redes sociais mostra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, ao lado do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay. A legenda afirma que os dois estariam em um happy hour e que Kakay seria advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A publicação diz: "Kaká (sic), advogado de Lula, tomando cachaça com Toffoli pode; mas Moro conversar com Dallangnol (sic) é crime?". Nos comentários das postagens, há críticas ao STF.

FALSO: Kakay nunca foi advogado de Lula

A foto que está sendo compartilhada é verdadeira, mas o contexto todo é falso. A imagem não registrou um encontro de Dias Toffoli e Kakay em um happy hour, mas em um evento em homenagem ao STF, na cidade de São Paulo, em maio deste ano.

Kakay não é nem foi advogado de Lula, de acordo com a assessoria de imprensa do ex-presidente, que ainda informou que os principais profissionais envolvidos na defesa dele são Cristiano Zanin Martins, José Roberto Batochio e Valeska Teixeira Zanin Martins.

Jantar de apoio aos ministros do STF

A imagem que circula pelas redes sociais foi feita em um jantar organizado pelos sites Consultor Jurídico (Conjur) e Prerrogativas no restaurante Figueira Rubaiyat. O intuito foi de "demonstrar apoio aos ministros do tribunal, que vêm sendo atacados por meio de disseminação de notícias fraudulentas", segundo publicação do Conjur.

Em nota, a assessoria de imprensa do STF informou que, além de Toffoli, estava presente o ministro Gilmar Mendes.

Participaram do evento ainda o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, o presidente da Associação dos Juízes Federais, Fernando Mendes, o corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça Luís Felipe Salomão.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.