Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Lula já foi o mais votado do mundo, mas Putin o superou; fake news usa dado

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/12/2019 04h01

Recebeu um gráfico compartilhado que indica que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi a pessoa com mais votos para presidente na "história da humanidade"? Leia este texto antes de compartilhar, por favor.

Segundo as informações, que levam em consideração votos em primeiro turno, Lula teve, ao todo, 136 milhões de votos. "Lula é o presidente mais votado da história!", diz o texto que acompanha a gráfico nos aplicativos de mensagem.

De acordo com o gráfico, ele ficaria à frente de Barack Obama, ex-presidente norte-americano, e Vladmir Putin, presidente russo.

"Sem nem contar com segundo turno, senão seriam 278.542.377 votos", completa o gráfico, que circulou pelas redes sociais em fevereiro de 2018 e voltou ganhar força após a saída do ex-presidente da prisão, em novembro.

Não é bem assim...

A corrente usa uma informação desatualizada para colocar o ex-presidente como o mais votado do mundo.

O gráfico coloca os votos de eleições participadas, não apenas ganhas, e, mesmo se considerar as cinco eleições presidenciais em foi candidato, Lula perdeu a soberania para o presidente russo Vladmir Putin no ano passado.

Lula participou de cinco eleições: 1989, 1994, 1998, 2002 (eleito) e 2006 (reeleito). De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ex-presidente teve, como aponta a corrente, 136,3 milhões de votos se somados todos os primeiros turnos. Se somar as vitoriosas apenas, foram 86 milhões.

Putin participou de quatro eleições entre 2000 e 2018. Ganhou todas. Na soma, de acordo com a Comissão de Eleições Centrais da Rússia, o atual presidente teve 191,3 milhões de votos, 55 milhões a mais do que o brasileiro.

O melhor resultado de Putin se deu no ano passado, quando venceu com 56,4 milhões de votos, 76,7% do total, um recorde para o país desde o fim da União Soviética, em 1991.

Desta forma, Lula é a segunda pessoa mais votada em eleições presidenciais que se tem registro, se forem consideradas todas as disputas participadas.

Em terceiro está Barack Obama, presidente norte-americano de 2009 a 2016, que ganhou as duas eleições que participou.

O democrata foi eleito em 2008 e reeleito em 2012. No total, teve 135,4 milhões de votos.

Lula já foi o mais votado do mundo

Ao pesquisar, é possível ver que a tabela remete a um cálculo feito pelo próprio Instituto Lula, em fevereiro do ano passado, quando o ex-presidente ainda era o pré-candidato do PT às eleições.

Na época, no entanto, a conta não estava errada, pois Putin ainda não havia participado da sua quarta eleição, realizada em março, o que o colocava, de fato, pouco abaixo do brasileiro, com 134 milhões de votos totais. O erro agora é continuar a usar a informação.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.