Flávio Dino não publicou, em 2021, post afirmando ser homossexual

É falso que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino tenha assumido ser "homossexual", como sugere publicação compartilhada nas redes sociais. A imagem de um post, supostamente datado de março de 2021 e atribuído a ele, é usada para questionar sua orientação sexual.

Entretanto, a postagem não existe. Além disso, ele se casou em novembro deste ano com a ex-assessora Daniela Lima, com quem vive há 13 anos.

O que diz o post

Uma captura de tela de um suposto post do ministro do STF Flávio Dino é compartilhada com o seguinte comentário: "Dino em 2021 era homossexual... Hoje está se casando com uma mulher? Quer dizer que pode virar e desvirar?".

Na publicação, o ministro teria tornado público em uma rede social em 2021 sua orientação sexual. "Sinto-me seguro para declarar que sou homossexual".

Por que é falso

Post não existe. Em uma busca avançada pelo termo "homossexual" na conta oficial do ministro Flávio Dino no X não é possível encontrar nenhuma correspondência (aqui). As publicações de 12 de março de 2021 que constam na conta de Dino são sobre medidas de combate à pandemia. Naquela época, ele era governador do Maranhão (aqui).

Dino se casou com Daniela Lima em 30 de novembro. Eles vivem juntos desde 2011 e têm filhos.

Desinformação antiga. O conteúdo falso circula nas redes sociais desde pelo menos desde janeiro de 2023, quando foi desmentido pelo site Boatos.org (aqui).

Este conteúdo também foi verificado por Lupa.

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.