É falso que unidade do Coco Bambu tenha sido invadida por eleitores de Lula
É falsa a informação que circula nas redes sociais sobre apoiadores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terem invadido uma unidade da rede de restaurantes Coco Bambu.
O que diz o post? Uma publicação no Twitter de segunda-feira (31) compartilha um vídeo de apoiadores de Lula comemorando a vitória do petista com a seguinte mensagem: "Recebi as imagens de um amigo. Segundo ele, neste momento, invadiram o restaurante Coco Bambu, perto da ponte de Camburi [em Vitória (ES)] e estão depredando tudo".
O vídeo, com duração de 45 segundos, mostra pessoas comemorando a vitória do presidente eleito com bandeiras e cartazes do lado de fora do restaurante. Dentro do estabelecimento, também é possível ver clientes se manifestando a favor do petista.
A gravação não mostra invasão ou depredação do estabelecimento.
Apuração. O UOL Confere entrou em contato com a assessoria jurídica do grupo Coco Bambu, que confirmou que a informação é falsa.
"Não procede a informação. Ocorreu uma passeata no sábado, um dia antes da eleição. Na orla de Fortaleza. As pessoas apenas passaram em frente a uma unidade do Coco Bambu. Não houve vandalismo nem invasão. Durou em torno de 5/10 minutos enquanto seguiram o seu caminho adiante pela via pública", diz a nota enviada à reportagem.
Alcance. A publicação enganosa no Twitter registrou em 3.229 retweets, 381 tweets com comentários e 9.403 curtidas. Uma postagem falsa no Facebook sobre o mesmo assunto aparece com 106 compartilhamentos, 178 reações e 57 comentários. Já um post no Instagram acumula 3,9 mil curtidas e 291 comentários.
O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
5 dicas para você não cair em fake news
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.